terça-feira, 30 de junho de 2015

Restritores de potência serão usados na F Truck em Goiânia


Criado nesta temporada para dar mais equilíbrio ainda à Fórmula Truck, o restritor de potência será usado pela primeira vez, no próximo dia 12 de julho, na veloz pista do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Os 3.835 metros do traçado da capital do Estado de Goiás exigem bastante dos motores dos caminhões e os três primeiros colocados na classificação geral, como prevê o regulamento de 2015, já o utilizam desde a segunda prova do ano, disputada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Até agora dois pilotos usaram o restritor em todas as etapas: o líder Felipe Giaffone e o terceiro colocado Djalma Fogaça.

O restritor é uma peça, colocada na entrada do turbo, que tem como objetivo reduzir a entrada de ar e, consequentemente, a potência dos motores que chegam a algo em torno de mil cavalos. O primeiro colocado, Felipe Giaffone, é o que sofre mais, pois em vez dos 80 milímetros de abertura para a entrada de oxigênio, que todos os posicionados do quarto lugar em diante apresentam, tem uma redução para 74 mm, o que o leva a perder cerca de 70 cavalos.

Giaffone, que reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na última etapa, disputada no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita Rio Grande do Sul, foi o único a usar os três modelos, pois também utilizou o de segundo colocado, que apresenta entrada de ar com 76 mm - perde cerca de 50 HP e em Goiânia estará com Paulo Salustiano -, e o de terceiro, que, em tese, é o que menos dificulta, já que tem 78 milímetros e deixa de utilizar algo em torno de 30 cavalos. Esse de terceiro colocado na classificação geral parecer ser fixo no Ford de Djalma Fogaça, pois somente na corrida de Londrina ele não o utilizou, já que ficou em segundo na tabela de classificação. Em todas as outras o manteve.

Depois da prova de Goiânia, no dia 12 de julho, a Fórmula Truck volta ao Rio Grande do Sul, desta vez em Santa Cruz do Sul; no dia 9 de agosto; corre em Curitiba (Paraná) no dia 13 de setembro; em Guaporé (Rio Grande do Sul) dia 4 de outubro; em Cascavel (Paraná) no dia 8 de novembro e fecha a temporada em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro, no dia 6 de dezembro, quando todos os pilotos, independentemente da classificação, estarão sem restritores.

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