Quando todos os 49
veículos inscritos para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas
Brasileiras estiverem enfileirados na manhã de quarta-feira (24/6) para a
largada, no Shopping Iguatemi de São Paulo (SP), vários carros fabricados entre
1919 e 1980 se destacarão pela sua originalidade, outros pela beleza e
raridade. No entanto, alguns chamarão a atenção pela formação das duplas. E o
destaque é para a única mulher que irá assumir o volante na competição.
"Eu adoro dirigir, é um dos meus grandes
prazeres. Posso dirigir dias e dias e não canso, tenho prazer. Tudo o que é
feito com carinho não cansa", aponta Rose Hervé, que leva ao lado no
Austin-Healey BT7 1960 como navegador o seu marido, o francês Hervé Salmon.
"Desde o tempo de namoro eu dirijo e o meu
marido curte a paisagem e faz a navegação, e já estamos casados há 26 anos.
Quando começamos a fazer rallye com carros antigos já foi assim, e já fizemos
uns quarenta!", lembra a piloto.
"Tem gente que gosta de possuir um carro
antigo, respeito, mas o nosso prazer é rodar, por isso gostamos do nível de
restauração que nos permita dirigir e assim variamos de carros nas provas.
Existem várias formas de prazer em dirigir carros antigos e o meu e de minha
esposa é participando de rallye", assume Hervé, que já participou de
outras edições das 1000 Milhas Históricas com Alfa Romeo Touring 1960 e com MG
TD 1953.
Como demonstrando que provas de rallye não fazem
parte do ‘Clube do Bolinha’, quase metade (41%) das duplas que desfilarão por
cerca de 1.650 km atravessando os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de
Janeiro em estradas históricas é mista, sendo que com exceção do casal Salmon,
os homens serão os responsáveis pela pilotagem. E ai vale o destaque para uma
das cinco duplas estrangeiras, formadas por portugueses, italianos, franceses e
espanhóis.
Depois de experimentar o Rally Internacional 1000
Milhas Históricas Brasileiras em 2013, o português Alexandre Calheiros resolveu
trocar o seu Fusca 1600 S 1968 por um potente MGC GT 1968 de 3 litros, que foi
restaurado no Brasil, e o seu amigo navegador Mário Vital Melo pela sua esposa
Maria Luz. "Acho que estas trocas servirão para eu me divertir mais",
gargalhou o simpático piloto com mais de 20 anos de experiência em rallye pela
Europa.
As outras duplas de estrangeiros são os estreantes
franceses Emmanuel Hedouin/Yves Drouyer (Puma GTE 1600 1975), os italianos
Gastone Gonzato/Silvana Bianchini, com Porsche 911 SC 1980, e o espanhol Oscar
Vila Espejo, ao lado de Cecília Kondo, com um Renault R8 1977, tradicionais
participantes da competição.
Entre várias duplas de familiares, três são
formadas por pai e filho. Fernando e Arhur Stickel (Mercedes-Benz 280 SL Pagoda
1970), Carlos e Rafael de Azevedo Antunes (Porsche Targa 1977), Paulo Dante e
Paulinho Matinelli (BMW 2002 Tii 1973) e Ricardo e Felipe Marujo (Jaguar XK
150-S 1959). "A nossa relação é engraçada, pois apesar dele ter 20 anos e
possuir CNH, ele não dirige. No entanto, ele gosta de navegar e nos damos muito
bem nas competições, tanto pela nossa afinidade, quanto pela competência
dele", comentou Stickel, que pela primeira vez disputará o Mil Milhas com
seu filho - em duas edições participou com navegadores diferentes -, apesar da
dupla ter no currículo várias vitórias e dois títulos de campeões (2013 e 2014)
de rally de regularidade de carros históricos.
Organizado pelo MG Club do Brasil, regido pela
regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado
pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), o rally determina que
todos os concorrentes ingressem os seus carros em Parque Fechado no meio da
tarde do dia 23 de junho (terça-feira), no estacionamento externo (passagem
pela rua Angelina Maffei Vita, 200 - entrada do Valet-Boulevard) do Shopping
Iguatemi, na Capital de São Paulo, para as vistorias oficiais e visitação livre
do público.
A largada do rallye de regularidade acontece no
dia seguinte, do mesmo local, a partir das 7 horas. Na manhã de domingo (28/6)
o rally retorna novamente ao Shopping Iguatemi (SP-Capital), onde finaliza a
competição a partir das 12 horas.
Confira a lista de inscritos:
N° CARRO/MODELO ANO PILOTO
1 FORD THUNDERBIRD 1957 REINALDO FANTOZZI
2 AUSTIN A 105 SIX 1957 RICARDO LEVY JORGE
3 ROMI-ISETTA 250 1958 MAURICIO MARX
4 MGA COUPE 1959 MARCELO MANTELLI
5 JAGUAR XK 150-S 1959 RICARDO ALVES MARUJO
6 AUSTIN-HEALEY BT7 1960 ROSE SALMON
7 CORVETTE STINGRAY 1963 CHRISTIAN PONS CASAL DE
REY
8 JAGUAR MK2 3.8 1964 CEZAR BERGSTROM LOURENÇO
9 MINI COOPER S 1965 CARLOS G. C CACCIATORE (GOI)
10 MUSTANG CONVERSÍVEL 1965 ROBERTO DE OLIVEIRA
LIMA
11 MUSTANG FASTBACK 1966 EDGARD SAIGH
12 JAGUAR E-TYPE 4.2 1967 MARIO ANDRADE
13 VOLVO AMAZON 122S 1967 NELSON GALOZZI
14 ALFA ROMEO GT 1600 1967 HEITOR NOGUEIRA
15 PONTIAC FIREBIRD 350 1968 ROBIN ORLOFF
16 MGB ROADSTER 1968 ALBERTO AMORIM
17 MERCEDES 280 SL PAGODA 1969 MARCEL GITELMAN
18 MGB ROADSTER V8 1969 EDUARDO AZEVEDO
19 MERCEDES-BENZ 280S 1969 ROGERIO RODRIGO FRANZ
20 FORD ESCORT MK1 (UK) 1970 LUIS CEZAR RAMOS
PEREIRA
21 MERCEDES 280 SL PAGODA 1970 FERNANDO STICKEL
22 JAGUAR E-TYPE 4.2 1970 NELSON PIQUET
23 MERCEDES-BENZ 280 S 1971 ANTONIO DE LIMA
CHAMBEL FILHO
24 CORVETTE STINGRAY 1972 ALMYR DE A. BARROS JUNIOR
25 JAGUAR E-TYPE V12 COUPE 1972 LUIZ AUGUSTO A.
CASTRO
26 BMW 3.0 CS 1972 CRISTIANO CITTADINO OLIVEIRA
27 BMW 2002 TI 1973 PAULO MERCADANTI
28 MGB GT V8 1973 FRANCISCO DAL SANTO
29 BMW 2002 Tii 1973 PAULO DANTE MARTINELLI
30 VW SEDAN 1300 1973 LEANDRO PIMENTA
31 FIAT 124 ABARTH RALLY 1973 FÁBIO DE ALBUQUERQUE
CAVALCANTI
32 PORSCHE CARRERA 1974 CARLOS MANOEL SIMOES LOURO
33 BMW 2002 Tii TOURING 1974 EVALDO LUQUE
34 MGC GT 1968 ALEXANDRE CALHEIROS
35 VW PUMA GTE 1600 1975 EMMANUEL HÉDOUIN
36 CORVETTE STINGRAY 1975 EUGENIO CESAR A. LACERDA
37 RENAULT ALPINE A110 1977 BEATRIZ ESTRADA
38 PORSCHE TARGA 1977 CARLOS DE AZEVEDO ANTUNES
39 RENAULT R8 1977 OSCAR VILA ESPEJO
40 FERRARI 308 GTS 1978 LEANDRO MAZZOCCATO
41 BMW 633 CSI 1978 ROSARIO VEPPO
42 BMW 633 CSI 1979 RONALDO FRANCISCONI BITTENCOURT
43 PORSCHE 911 SC 1979 GUSTAVO LEME
44 MERCEDES-BENZ 500 SL 1980 AURO MOURA DE ANDRADE
45 PORSCHE 911 SC 1980 GASTONE GONZATO
46 FERRARI 308 GTSi 1980 LUIZ GUSTAVO ROSSET
47 FERRARI 308 GTSi 1980 BRUNO VENERE BONVETTI
48 PORSHCE 911 1980 LEO STEINBRUCH
49 MERCEDES-BENZ 280 CE 1980 JULIO DUARTE AREIA
FILHO
O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas
Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com patrocínio de Cyrela By
Pininfarina e Valisere, apoio logístico de Mercedes-Benz, Toyota e CDL Shopping
Iguatemi de São Paulo e colaboração de HT Pro Nutrition, BraClean e Taj Ouro
18k.
Nenhum comentário:
Postar um comentário