terça-feira, 16 de junho de 2015

Pilotos de paramotor voam de São Vicente a Porto Seguro na Expedição Rota do Descobrimento

Seis atletas do Paramotor se preparam para um grande desafio nesta semana. Comandados pelo multicampeão brasileiro e sul-americano Marcio Aita, e inspirados no roteiro feito por Pedro Álvares Cabral em 1500, a equipe Caveras parte nesta terça-feira (16) para a Expedição Rota do Descobrimento. 

A aventura prevê 1500 quilômetros voados ao longo de 12 dias, passando por quatro estados, saindo de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, com destino a Porto Seguro, na Bahia. A previsão é de que os pilotos voem entre 100 a 200 quilômetros por dia, cerca de quatro a seis horas. Outro número curioso, é que a equipe deve usar cerca de 1200 litros de combustível durante toda a viagem. Eles vão acampar nas praias do litoral brasileiro ou ficar em pousadas durante as paradas. 

Idealizador do roteiro, Marcio Aita comentou sobre os objetivos e principais dificuldades da Expedição: "Ficamos empolgados com a ideia de agregar nosso maior prazer, o de voar, a captar, a bordo do paramotor, um acervo de belas imagens aéreas deste histórico litoral, e daí vai surgir um documentário riquíssimo", explicou o atleta.

"Fizemos um estudo bem profundo sobre o roteiro, para nos prepararmos para os desafios, que serão muitos. As altas montanhas do litoral paulista, assim como os fortes ventos no Espírito Santo, vão tornar nosso voo mais turbulento e podem atrasar o cronograma. Na Bahia, as praias têm recortes variados e convergências de ventos causados por tempestades, que são comuns nessa época. Também teremos trechos grandes de travessia de mar onde não podem ocorrer falhas do motor. Mas estamos bem preparados, e temos todo o suporte necessário para executar essa missão da forma mais segura e divertida para todos", completou Aita. 

Os atletas também contarão com o apoio de uma equipe de solo, composta por especialistas em voo informando condições meteorológicas e coordenando o resgate, câmera man, entre outros profissionais, e é possível acompanhar e rastrear toda a Expedição através do site www.aitaparamotor.com/rotadodescobrimento. 

O paramotor é uma espécie simples de ultraleve em que o praticante usa um paraquedas e um motor às costas para facilitar a aceleração e permitir a decolagem sem necessidade de um declive. Atleta profissional e instrutor de voo, Marcio Aita tem grande experiência em viagens de longa duração. Em 2007, desbravou o Cerrado em busca de imagens aéreas, e em 2009, foram 50 dias de viagem do Rio Grande do Sul até o Rio Grande no Norte, como cinegrafista aéreo para um documentário. A maior aventura do paulista, porém, foi em 2011, quando foi convidado por cientistas italianos para compor um grupo seleto de pilotos internacionais para mapeamento aéreo por coordenadas GPS de importantes sítios paleontológicos do país.

A Expedição Rota do Descobrimento partirá nesta terça-feira (16) da Praia do Itararé em São Vicente, e a expectativa é que os pilotos cheguem ainda no mesmo dia até a Praia de Trindade, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. 

SERVIÇO:

Evento: Partida da Expedição Rota do Descobrimento
Local: Praia do Itararé, São Vicente (ponto de referência: Pouso da Asa Delta)
Horário: A partir das 08h, os pilotos se reunirão no local para briefing. Previsão de decolagem às 10h.
Contato para imprensa: Mariana Viegas - (11) 97175.9015

Nenhum comentário:

Postar um comentário