Há exatos 45 anos, quando foi apresentado pela primeira
vez ao público em 17 de junho de 1970, o Range Rover era o primeiro veículo na
história da indústria automobilística mundial a unir os conceitos de luxo e
sofisticação – até então restrito aos sedãs da época – com uma impressionante
capacidade off road que é o DNA da Land Rover. Desde então, o
modelo já está em sua quarta geração e se tornou um dos mais desejados SUVs de
luxo do mundo.
Desde sua primeira versão, o modelo já
impressionou o mundo pelo seu design e por sua inovação. O Range Rover foi
considerado “um exemplo de design na indústria” quando foi o primeiro veículo
do mundo a ser exposto como uma obra de arte no Museu do Louvre, em Paris.
História
Primeira geração – Range Rover Clássico (1970 – 1994)
O primeiro Range Rover era conhecido como “Clássico”. Em
1970, assim que chegou ao mercado, ele era comercializado apenas na versão duas
portas, equipado com um motor V8 em alumínio a gasolina, tração integral e
freios a disco nas quatro rodas. Durante 25 anos após seu lançamento, o modelo
passou por inúmeras atualizações como a inclusão da versão a quatro portas em
1981 e a adoção do câmbio automático em 1982.
Em 1986 o modelo foi equipado com seu
primeiro motor a diesel. Em 1989 ele foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado
com freios anti blocantes e em 1992 o primeiro a receber um controle de tração
eletrônico e um sistema de suspensão a ar eletrônico e automático.
A reputação do modelo em ser um dos mais
capazes do mundo para percorrer qualquer tipo de terreno foi construída ao
longo de inúmeros testes de resistência. Em 1972, o Range Rover foi o primeiro
veículo do mundo a percorrer 18 mil milhas – cerca de 29 mil quilômetros – em
uma expedição pelas Américas apoiada pelo exército britânico. O percurso
incluiu o quase intransponível Darien Gap na divisa entre o Panamá e a
Colômbia. Dois anos depois, o Range Rover também percorreu cerca de 12 mil km
pelo deserto do Saara em 100 dias.
A fama do modelo se concretizou de vez após as vitórias do
Range Rover na maratona Londres – Sidnei, que percorreu mais de 30 mil
quilômetros em 1977 e no Rali Paris Dacar em 1979. Em 1985, o motor a diesel
que equipou o Range Rover quebrou 27 recordes de velocidade.
Segunda Geração – P38a (1994 – 2001)
A segunda geração do Range Rover, chamada de P38a – nome dado
por conta de o modelo ser produzido na unidade 38A da fábrica da Land Rover em
Solihull, no Reino Unido – foi apresentado em 1994 com um interior ainda mais
luxuoso melhor dinâmica no asfalto e maior capacidade fora dele.
Por fora, o design da nova versão remetia diretamente à
primeira, principalmente na silhueta, no “teto flutuante” nos vincos do capô e
nas linhas laterais. Tais características permanecem até os dias de hoje, na
quarta geração do modelo.
A versão também passou a contar com suspensão com ajuste de
altura e uma gama com opções do motor a diesel de 2.5 litros ou os motores a
gasolina que variavam entre 3.9 e 4.6 litros e proporcionavam uma performance
nunca vista antes no modelo.
A série especial Linley, lançada em 1999,
representava o mais luxuoso Range Rover já produzido. Ele foi um dos primeiros
veículos de luxo do mundo a ser equipado com navegação via satélite e sistema
de TV. Inspirado no design de móveis Lord Linley, apenas 10 unidades do modelo
foram produzidas e comercializadas a 100 mil libras.
Terceira Geração – L322 (2001-2012)
A chegada da terceira geração do Range Rover representou uma
evolução bastante significativa em relação ao seu antecessor. Maior e mais
espaçoso, seu interior foi inspirado por projetos de iates de alto padrão,
móveis finos e assentos de primeira classe presentes nas melhores companhias
aéreas do mundo.
O resultado foi o veículo com o interior mais luxuoso do
mundo.
Em termos tecnológicos, a introdução de uma tela Dual View, que permite que o motorista e o passageiro
da frente enxerguem duas imagens distintas na mesma tela – foi um dos marcos
para o modelo. Além dela, o painel de instrumentos virtual e interativo foi
introduzido pela primeira vez em um Land Rover.
Com a introdução de novas tecnologias para
o motor, a gama de opções de propulsores para os clientes foi ampliada. Em 2005
o modelo era equipado com um motor V8 a gasolina de 4.2 litros. No ano
seguinte, a Land Rover disponibilizou uma versão a diesel TDV8. Uma versão mais
atual do motor V8 a gasolina foi introduzida três anos depois.
Versão atual
A quarta geração do Range Rover mostrou
avanços ainda mais significativos. Ele foi o primeiro SUV do mundo a ter
estrutura inteiramente produzida em alumínio, o que economizou até 420 kg em
relação ao seu antecessor.
O modelo, vendido atualmente em mais de 170 países, é um
dos mais luxuosos do mundo. Sua mais nova versão, a SVAutobiography,
representa o Range Rover mais luxuoso já produzido nesses 45 anos de história.
Apresentado durante o Salão de Nova Iorque deste ano, o Range
Rover SVAutobiography tem distância entre eixos alongada e oferece o que existe
de melhor em luxo e tecnologia.
O modelo já está disponível para venda no
mercado brasileiro sob encomenda, ao preço de R$ 920.900.
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