Não teve para
ninguém: a Citroën dominou os dois pódios da etapa da Eslováquia do Campeonato
Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, a sexta desta temporada 2015. Yvan
Muller, José María López e Sébastien Loeb foram, nessa ordem, os três primeiros
da corrida eslovaca inicial; Loeb, López e Muller, da final. Com esse
resultado, o argentino continuou na liderança do campeonato e a marca ampliou
sua vantagem entre os construtores.
A superioridade
da Citroën estava clara desde o treino classificatório, em que Muller, López e
Loeb obtiveram as três primeiras posições de largada. Quando as luzes se
apagaram no domingo, Muller fez valer a pole position e chegou à primeira curva
na liderança; enquanto isso, Loeb e López disputavam a segunda posição, e nessa
batalha o argentino levou a melhor sobre o francês. O chinês Ma Qing Hua teria
sido o sétimo no grid de largada se não tivesse ficado estacionado nele e ido à
última posição, mas logo abandonou a prova – na segunda também encontraria
problemas na embreagem.
No decorrer das
11 voltas, Loeb não deixou López escapar, mas não encontrou oportunidade alguma
para superá-lo. E com três Citroën C-Elysée WTCCs nas três primeiras posições
chegou ao fim a primeira corrida.
Na segunda
prova, Loeb, oitavo colocado no grid, protagonizou uma largada incrível: foi à
segunda posição na primeira curva. O piloto nove vezes campeão mundial de rali
foi perseguido de perto por López, e os dois companheiros rapidamente receberam
a companhia de Muller, que havia conseguido ultrapassar Hugo Valente.
Loeb superou
Tarquini no começo da segunda volta. O mesmo fizeram López e Muller uma
passagem mais tarde. Havia, então, três Citroën novamente entre os três
primeiros. López precisou usar seus conhecimentos de corrida para aguentar a
pressão de Muller, mas o francês não o ultrapassou. Loeb conquistou, assim, sua
quarta vitória no WTCC, em que estreou – assim como a Citroën – em 2014.
O CEO da PSA
Peugeot Citroën, Carlos Tavares, comemorou mais um inesquecível resultado: “Depois
de um grande desempenho no treino classificatório, essas duas trincas coroaram
o que foi um empolgante fim de semana. Dou parabéns aos pilotos, que garantiram
a colheita dos frutos de todo o esforço coletivo. A Citroën Racing novamente
mostrou suas qualidades competitivas e seu forte espírito de equipe. É um
exemplo para todo o Grupo PSA, mostrando-nos o que temos de fazer diariamente:
nos levar ao limite para conquistarmos coisas nunca feitas antes. Precisamos
fazer isso todos os dias, trabalhando juntos e confiando um no outro”.
Yvan Muller
disse ter sido fundamental a primeira largada para garantir uma vitória. “Estou
obviamente muito feliz com meus resultados”, afirmou. “Na corrida inicial, uma
boa largada significou um grande passo para a vitória. Ataquei desde o começo
para ter certeza de que os que estavam atrás de mim não pudessem vir na minha
cola. Pude administrar o consumo de pneus, mas ainda assim tive de me manter
ligado, pois Pechito e Seb não estavam muito distantes de mim. Na segunda
prova, Seb foi brilhante ao alcançar a liderança, e nós o seguimos.”
Outro que
protagonizou grande largada, que na verdade foi a melhor da etapa, foi Loeb:
“Estou empolgado por estar de volta ao topo do pódio! A última vez havia sido na
Argentina há alguns meses. A largada [da segunda prova] foi o momento-chave.
Fiz as escolhas corretas e imediatamente me vi em disputa com Gabriele
Tarquini. Rendeu uma boa luta, mas o superei. Daí tentei abrir um pouco de
vantagem. Meu Citroën C-Elysée WTCC se comportou fantasticamente hoje
[domingo]”.
López não venceu
desta vez, mas ainda assim se mostrou contente. “Parabéns aos meus companheiros
pelas vitórias. Estou satisfeito com meus dois pódios. Só perdi alguns pontos
de vantagem. É ótimo estar em primeiro lugar na metade da temporada – e ainda
mais com uma liderança decente. Sei que será uma batalha intensa até o fim.
Vamos aos nossos limites. Nunca paramos de trabalhar e melhorar. É extremamente
motivador fazer parte de uma equipe assim”, declarou.
A próxima etapa,
a de Paul Ricard, na França, será realizada de 26 a 28 de junho de 2015.
Corrida 1:
1º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
2º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
4º Rob Huff
(Lada Vesta WTCC)
5º Hugo Valente
(Chevrolet RML Cruze TC1)
6º Gabriele
Tarquini (Honda Civic WTCC)
7º Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1)
8º Tiago
Monteiro (Honda Civic WTCC)
9º Tom Coronel
(Chevrolet RML Cruze TC1)
10º Nestor
Girolami (Honda Civic WTCC)
Volta mais
rápida: Yvan Muller (2:05.748)
Corrida 2:
1º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
2º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
4º Gabriele
Tarquini (Honda Civic WTCC)
5º Hugo Valente
(Chevrolet RML Cruze TC1)
6º Jaap van
Lagen (Lada Vesta WTCC)
7º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
8º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
9º Tiago
Monteiro (Honda Civic WTCC)
10º Tom Coronel
(Chevrolet RML Cruze TC1)
Volta mais
rápida: Sébastien Loeb (2:06.620)
Mundial de
Pilotos:
1º José María López, 239 pontos
2º Yvan Muller, 209 pontos
3º Sébastien Loeb, 178 pontos
4º Tiago
Monteiro, 108 pontos
5º Gabriele
Tarquini, 96 pontos
6º Norbert Michelisz,
86 pontos
7º Ma Qing Hua, 84 pontos
11º Mehdi Bennani, 46 pontos
Mundial de
Construtores:
1º Citroën, 529 pontos
2º Honda, 366
pontos
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