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A unidade da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP)
implementou recursos tecnológicos de ponta para a produção da sua nova
geração de motores da família EA 211, que equipa os modelos up!, Novo Fox
BlueMotion, Novo Fox Highline, Gol Rallye e Saveiro Cross. Entre as
inovações, está o novo sistema rastreabilidade de componentes e do mecanismo
de torque de todos os motores produzidos. O sistema permite a identificação,
separadamente, das peças e de todo o processo ao qual cada componente foi
submetido, desde a fabricação até o produto final, a fim de garantir a
qualidade em cada detalhe.
A peça recebe informações como identificação numeral,
dia e horário de produção, linha na qual foi produzida e qual foi o seu
fornecedor.
A tecnologia utilizada para a identificação é
denominada Data Matrix Code (DMC), uma gravação em forma de códigos efetuada
no componente, a partir de gravação a laser. Os componentes são enviados
pelos fornecedores já com a gravação.
A gravação do bloco do motor e do cabeçote de cilindros
também são realizadas a laser, na própria fábrica, na última etapa da linha
de usinagem, antes que as peças sejam enviadas à linha de montagem. Entre os
componentes que também possuem a identificação, estão virabrequim, bomba de
água, bomba de óleo, biela e vareta de óleo.
No caso do bloco do motor e o cabeçote de cilindros, o
processo de usinagem também possui um sistema particular de rastreabilidade
através dos TAGs (identificadores que armazenam os dados), que acompanha todo
o processo de fabricação, registrando operação por operação, bem como o
resultados dos testes realizados no processo. Este conjunto de informações é
armazenado num banco de dados e é acessível a partir do número de DMC da
peça.
Em cada etapa do processo de montagem do motor, o
montador realizada a leitura do DMC das peças em que há essa identificação,
por meio de um leitor óptico. As informações são armazenadas em um banco de
dados eletrônico, com a disponibilidade de gerar relatórios de cada motor.
Para produzir a nova geração de motores 1.0l e 1.6l, a
fábrica de São Carlos ganhou um novo prédio produtivo em 2013, fruto de
investimento de R$ 335 milhões. Seu depósito logístico atende na totalidade
os conceitos do Grupo Volkswagen, com porta-paletes que permitem que as peças
fiquem guardadas em prateleiras, distribuídas em seis níveis verticais de
compartimentos, o que reduz a área construída. O transporte dos motores para
as demais unidades da Volkswagen do Brasil é otimizado com a utilização de
“treminhões”, caminhão com mais de duas carrocerias, que permite o aumento na
capacidade de transporte em mais de 60%, reduzindo o impacto ambiental com a
emissão de poluentes.
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domingo, 28 de junho de 2015
Volkswagen do Brasil em São Carlos conta com tecnologia de ponta para rastrear componentes
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