O Grupo Daimler dá mais um salto marcante em sua expansão
na América Latina. A Companhia inaugurou no fim de maio uma nova fábrica
de ônibus na Colômbia, localizada na cidade de Funza, região metropolitana de
Bogotá, capital do país. O evento contou com a presença do presidente da
república, Juan Manuel Santos Calderón, juntamente com autoridades, parceiros e
convidados, bem como, funcionários e executivos da Empresa.
“Este é um momento muito importante para a nossa Empresa
e para o Grupo Daimler, que deu todo o apoio para a construção da nova planta”,
disse Mathias Held, presidente da Daimler Colômbia. “Podemos assim atender às
novas necessidades e exigências do mercado colombiano, satisfazendo às mais
altas expectativas dos clientes locais”.
“Com um investimento de mais de 5 bilhões de pesos
(aproximadamente US$ 2 milhões), temos hoje nossa primeira planta de ônibus com
a avançada tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz,
que oferece benefícios em termos de eficiência e consumo de combustível,
reduzindo também as emissões de poluentes”, diz Mathias Held. “Assim, seguimos
avançando com o compromisso de oferecer ao mercado veículos para transporte
coletivo que atendem às normas vigentes em todas as cidades colombianas e nos
demais países da região”.
A Mercedes-Benz do Brasil é parceira da nova fábrica,
fornecendo chassis de ônibus em regime CKD (veículo completamente desmontado)
para produção final da nova linha de montagem em Funza.
A marca Mercedes-Benz está presente na Colômbia desde 1948.
No ano de 1998, a representação local passou a ser uma filial do Grupo Daimler.
Desde então, a Daimler Colômbia tem vivenciado uma constante expansão em sua
organização, bem como em sua rede de concessionários e distribuidores
autorizados. Atualmente, são mais de 15 parceiros de negócio nas principais
cidades do país.
Os veículos montados ali alcançaram rápido sucesso no
mercado devido a segurança e conforto proporcionados pela tecnologia de ponta e
excelência da qualidade Mercedes-Benz,
e também ao avançado sistema de controle de emissões, atendendo especialmente
às normas ambientais do SITP (Sistema Integrado de Transporte Público) da
cidade de Bogotá, o Transmilenio, referência mundial em transporte coletivo.
A Mercedes-Benz tem forte presença no SITP, com mais
de 60% de participação nos veículos novos integrados a este sistema. Como
consequência, está agora expandindo a montagem de chassis de ônibus com a
inauguração da nova planta.
Há mais de 15 anos, a Daimler Colômbia atua no mercado do
transporte coletivo urbano de massa em seu país, o que envolve os sistemas de Bogotá,
Pereira, Bucaramanga, Medellín e outras importantes cidades. São mais de 3.000
ônibus de alta qualidade e tecnologia de ponta rodando por suas vias, além de
um modelo único de serviço de manutenção da Daimler durante 24 horas por dia e
7 dias por semana. Esse serviço monitora o funcionamento de cada um destes
veículos, a fim de manter os sistemas de segurança, garantir o ótimo nível de
emissões, aumentar a vida útil dos componentes e diminuir os custos
operacionais para os clientes.
Devido à alta demanda por ônibus de última tecnologia, a
Daimler Colômbia decidiu apostar na nova planta, que conta com uma área de
11.000 metros quadrados e que terá uma capacidade instalada de 4.000 unidades
por ano em sua fase inicial de operação.
Num primeiro momento, serão montados ali seis modelos de
chassis de ônibus, com o intuito de serem novas referências no transporte de
passageiros no País, indicados para aplicações como os sistemas integrados de
transporte urbano, serviços intermunicipais, serviços especiais e transporte
escolar. Esse portfólio atende assim à demanda por veículos de alta qualidade
com a melhor tecnologia e com maior segurança nas vias.
Com a inauguração da nova fábrica de chassis de ônibus em
Funza, na Colômbia, a presença da Daimler está cada vez mais forte na América
do Sul, o que reforça seu posicionamento de maior fabricante de veículos
comerciais da América Latina.
A Mercedes-Benz do Brasil é responsável por todos os
negócios do Grupo Daimler na América Latina, bem como pela operação de cinco
unidades industriais. São três unidades no Brasil (caminhões, chassis de ônibus
e agregados são produzidos em São Bernardo do Campo/SP; caminhões em Juiz de
Fora/MG; e central de distribuição de peças e pós-vendas em Campinas/SP); uma
planta na Argentina (para fabricação de veículos da linha Sprinter, caminhões e
chassis de ônibus); e a recém inaugurada unidade na Colômbia (montagem de
chassis de ônibus).
A Daimler Latina concentra a responsabilidade pelas
atividades comerciais de produtos das marcas Mercedes-Benz,
Fuso, Freightliner, Thomas Built Buses, Western Star e Detroit Diesel em 43
países da região, com exceção do Brasil e da Argentina, que já possuem
operações próprias de seus negócios; e do México, que integra outra divisão com
os Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário