Motocicletas cada vez mais eficientes
Recentemente a Honda apresentou cinco novidades
para o mercado brasileiro de motocicletas. E o melhor em acompanhar esses
lançamentos é ver o ganho em eficiência que os novos modelos estão recebendo,
mostrando que a engenharia sempre busca o melhor resultado em diversas áreas de
um projeto. Esse deve sempre ser o objetivo. Nessa linha, destaco na coluna o
trabalho aplicado na nova 750X, modelo de alta cilindrada produzida em Manaus
(AM), que inaugura os 3 anos de garantia para seu segmento sem limite de quilometragem.
Entre as novidades introduzidas destaque para o
design totalmente renovado, com novas carenagens de desenho mais agressivo,
nova iluminação em LED e novo formato esportivo do escapamento.
Até mesmo o painel foi modificado e conta com LCD
maior para melhor visualização em situações de baixa luminosidade durante os
deslocamentos. O para-brisa frontal foi ampliado para garantir um menor impacto
do vento.
Um diferencial do modelo é o compartimento de
bagagens e pequenos volumes, localizado onde normalmente está o tanque de
combustível em outros modelos. Item exclusivo da Honda na categoria, esse
espaço foi ampliado para 22 litros e representa o ápice em conforto e
conveniência para os motociclistas que precisam de um porta-volumes para
guardar objetos pessoais ou até mesmo um capacete fechado.
A preocupação na melhoria chegou ao ponto de
permitir a possibilidade de customização das cores emitidas pelas luzes do
painel de instrumentos, uma inovação que promete agradar aos que procuram dar
um toque mais pessoal ao visual do conjunto. Completo e digital, o visor é
amplo e traz informações dos alertas luminosos da parte elétrica e mecânica do
modelo, além de conta-giros, indicador de combustível, relógio e hodômetro
duplo (total e parcial).
Desde o seu lançamento em 2012 (originalmente com o
motor de 700 cm³), a crossover NC750X se tornou um verdadeiro sucesso no
mercado, não só no Brasil – onde tem a liderança de seu segmento - como também
na Europa, onde hoje é uma das dez motocicletas mais vendidas.
Versátil, econômica, confortável e de ótima
dirigibilidade, mantém o já consagrado motor bicilíndrico em linha de 745cm³,
OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecimento a líquido e injeção
eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Com ótimo desempenho e rápidas
respostas, o motor a gasolina da NC750X tem potência máxima de 54,5 cv a 6.250
rpm e torque de 6,94 kgfm a 4.750 rpm.
Ajustes no mapeamento da injeção eletrônica e a
adoção de um novo sistema de escape em formato esportivo, mais curto e leve,
com catalisador incorporado, garantiram total conformidade do modelo com a
segunda fase do PROMOT 4, (Programa de Controle da Poluição do Ar por
Motociclos e Veículos Similares).
A suspensão dianteira possui garfo telescópico e
ganhou novos ajustes e componentes. Conta agora com novo amortecedor, com curso
de 153,5 mm. Já a traseira do tipo Pró-link, tem curso de 150 mm e
possibilidade de novos ajustes na pré-carga da mola.
A distância entre eixos é de 1.534 mm, o que e
privilegia a pilotagem em curvas. A NC750X versão 2016 ganhou pneus Dunlop
120/70 ZR17M/C (dianteira) e 160/60 ZR17M/C (traseira), que também garantem uma
pilotagem com total conforto e segurança no rodar.
O modelo será oferecido em versão única equipada
com freios ABS (antitravamento), que propicia maior segurança em condições
adversas de pilotagem, como pistas em desnível, escorregadias ou mesmo
frenagens bruscas em situações de emergência. Um disco simples de 320 mm na
dianteira e outro com 240mm na traseira garantem total segurança ao motociclista
nestas condições.
Rápidas
Sozinho - A Volvo Cars realizou o
lançamento oficial do projeto de condução autônoma pública mais avançado e
ambicioso do mundo, ao produzir o primeiro veículo com essa tecnologia para o
Drive Me, em Gotemburgo, na Suécia. O XC90 autônomo é o primeiro, de uma série
de carros autônomos, que serão entregues a famílias para serem dirigidos em
estradas públicas e que vão acrescentar a capacidade plena que libera os
motoristas de usarem as mãos e os pés em zonas de condução especiais, movidos
pelo que a Volvo chama de seu Cérebro de Condução Autônomo.
Emoções - A famosa valsa “Danúbio
Azul” ganha uma nova versão e conduz a narrativa do filme, mostrando a emoção
de quem dirige o novo Civic Geração 10. A sensação de estar ao volante do carro
é comparada a grandes emoções que podemos viver em nossas vidas. O modelo
possui duas opções de motorização – 2.0 FlexOne, para as versões Sport, EX e
EXL e 1.5 Turbo para a Touring.
Unicamente turbo - A
partir de agora a Citroën passa a oferecer no Citroën C4 Lounge o motor THP
Turbo FLEX em todas as versões, assegurando um comportamento dinâmico de
referência mesmo na versão de entrada, Origine. O modelo também ganha uma nova
caixa de câmbio manual, agora de 6 marchas, garantindo mais dinamismo e uma
economia de combustível 17% superior se comparada à versão anterior.
PERFIL
Tarcisio Dias éprofissional
e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em
Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o
único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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