O
aeroporto de Stuttgart está operando desde julho o primeiro Magirus Superdragon
X8 da Alemanha. O veículo de 52 toneladas, com tração 8x8 e chassi com quatro
eixos Iveco IM52X8, está equipado com um conjunto propulsor que se utiliza de
dois motores Iveco Cursor e duas transmissões Allison totalmente automáticas
4500R.
Os dois motores, posicionados na traseira do veículo, tem certificação Euro 5 e
fornecem 560 cv (412 kW) cada perfazendo um notável total de 1.120 cv (824 kW).
Essa potência é aproveitada ao máximo pelas duas transmissões Allison da Série
4000 assegurando ótima
aceleração, graças
ao fator multiplicador do conversor de torque e às
mudanças de marchas com máxima potência. Desta forma, a tecnologia
Allison de Potência Contínua oferece altos níveis de torque e potência para as rodas
motrizes ininterruptamente. O veículo pode atingir velocidade de 135 km/h e
acelerar de 0 a 80 km/h em 25 segundos, o que o classifica entre os melhores do
mercado e bem acima das exigências das normas internacionais.
As transmissões Allison se mostraram imprescindíveis desde o início do processo
de desenvolvimento do veículo. Cada transmissão possui duas tomadas de força
integradas para assegurar energia suficiente para o equipamento de combate a
incêndio sem a necessidade de um divisor de energia dedicado.
Esta solução
simplifica a arquitetura do sistema e aumenta a confiabilidade ao reduzir o
número de componentes. A segurança, durabilidade e confiabilidade também foram
aumentadas com a integração do retardador, o que diminui as distâncias de
parada do veículo e reduz o desgaste dos freios.
O Iveco Superdragon X8 conta com um tanque de água de 17.000 litros mais um
tanque de 2.500 litros para espuma concentrada. Para a operação de extinção de
incêndios, o veículo vem equipado com um canhão de teto, que tem capacidade de
vazão de 6000 l/min e distância de alcance de até 90 metros, e um canhão
frontal com um alcance de mais de 45 metros. O veículo tem essa capacidade de
bombear em deslocamento graças a transmissão automática Allison e à eficiente
bomba Magirus MPN 700, que é acionada pelo motor esquerdo e tem potência
nominal de saída de 9.000 l/min a 10 bar. O corpo de bombeiros do aeroporto de
Stuttgart opera 24 veículos especiais, incluindo alguns com 42 toneladas e
1.000 cv.
Magirus Superdragon X8 com duas transmissões Allison da Série 4000.
Finalidade Bombeiros do aeroporto de
Stuttgart
Chassi (fabricante) Magirus GmbH
Chassi (tipo) Iveco IM52X8
Carroceria (tipo) Magirus Superdragon X8
Motor 2 x Iveco Cursor 13
Potência - Potência de cada motor: 560 cv (412 kW); Potência total: 1.120 cv
(824 kW)
Transmissão 2 x Allison totalmente automática 4500R
Emissões Euro 5
Entre-eixos 5.050 mm
Peso bruto do veículo - 52.000 kg
Tripulação 1+2
Meios de extinção Até
17.000 litros de água, até
2.500 litros de espuma concentrada, 250 quilos de pó químico
Equipamentos especiais
Sistemas de controle de extinção de
incêndios: Tela TFT na cabine com HMI da cabina e equipamento adicional HMI,
controlador de barramento CAN
Mastro telescópico pneumático (4 x
faróis de xenônio)
Magirus MAFP 600-E - formas de proporção
(permite a pré-seleção de taxas de um, três e seis por cento).
Grades dobráveis para a segurança do
trabalho acionadas por meio de um botão
Câmera reversa
Câmera com imagens térmicas
Bocal de pulverização de piso
Sistema de autoproteção com pulverização
no veículo e na cabina
Nenhum comentário:
Postar um comentário