Após a
experiência da Apollo 13, uma nova empreitada espacial era iniciada em 31 de
janeiro de 1971 com o objetivo de recomeçar as missões na lua. Tratava-se da
missão Apollo 14, que completa hoje 46 anos. O que nem todos sabem é que uma
das peças mais importantes dos automóveis até os dias de hoje – o pneu – já
estava entre os equipamentos utilizados na ocasião para explorar a lua.
A Apollo 14
contava com pneus Goodyear XLT, que foram especialmente projetados para a
missão e equipavam um módulo de transporte com duas rodas – denominado Apollo
14 MET (Modularized Equipment Transporter) – que coletava material da
superfície lunar.
Mas a similaridade
dos “pneus lunares” da Goodyear com aqueles usados em carros de passeio acaba
no fato de eles serem pretos e redondos. Esses pneus especiais, concebidos após
10 anos de desenvolvimento, acompanharam a tripulação formada pelos astronautas
norte-americanos Alan Shepard, Edgar Mitchell e Stuart Roosa enquanto
caminhavam na lua.
A Goodyear
orgulha-se de ter dado sua parcela de contribuição para o sucesso da Apollo 14.
Para celebrar o feito, e mais um exemplo prático de como a inovação está no DNA
da Goodyear há quase 120 anos, listamos abaixo algumas curiosidades sobre o
desenvolvimento e a aplicação do pneu lunar.
2. Para que estivessem na condição ideal
para circularem na lua, os pneus eram primeiro inflados na Terra em uma câmara
de vácuo. Ao serem removidos, as câmaras de ar no interior do pneu sucumbiam à
pressão atmosférica do nosso planeta. Mas retornavam ao seu estado normal
quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.
3. O pneu Goodyear XLT foi desenvolvido
para transportar cargas de 60 libras lunares, o que equivalente a 360 libras na
Terra. Com essa carga, esses pneus de baixa pressão imprimiam uma pegada mais
larga e mais plana que os ajudava a fluir suavemente sobre a superfície lunar,
além de passar por pedras sem risco de perfuração.
4. Os pneus Goodyear XLT tinham 40,64
centímetros de altura e 10,16 centímetros de largura, mas pesavam –
considerando o pneu e a câmara de ar – menos de 1,3 quilograma.
5. Para suportar um ambiente tão hostil
quanto o da lua, os pneus lunares tinham que aguentar temperaturas que variavam
entre -29,4 e mais de 121 graus Celsius.
A missão foi bem
sucedida e houve tempo inclusive para que Alan Shepard improvisasse algumas
jogadas de golfe, as primeiras realizadas fora do planeta Terra, usando um taco
improvisado – conforme registrado no vídeo.
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