Menos de uma semana após ser campeão das 24 Horas de
Daytona, Augusto Farfus participou na Austrália das 12 Horas de Bathurst, neste
domingo (3), válida pela primeira etapa do Intercontinental GT Challenge (IGTC)
- campeonato que o brasileiro também vai disputar de forma regular em
2019. Integrando o trio do BMW Team Schnitzer, ao lado de Martin Tomczyk e Chaz
Mostert, Farfus fez uma grande corrida de recuperação, chegou a assumir a liderança
por algumas horas, e fechou a corrida no top-5, a bordo da BMW M6 GT3 #42.
A prova começou às 5:35 no horário local australiano,
quando ainda estava escuro. O trio largou em 15º, após dificuldades com o
balanço no carro na classificação, realizada por Mostert no dia anterior.
Porém, logo nas primeiras horas, com uma estratégia acertada, eles conseguiram
recuperar terreno de forma contundente. Augusto foi o segundo a assumir o
volante da BMW #42 e alcançou o primeiro lugar, liderando até a quarta hora da
corrida, aproximadamente. As altas temperaturas, ultrapassando os
37ºC, foram um dos grandes desafios, pois acabou interferindo mais do que
o esperado na performance do carro, e o ritmo não era igual aos dos ponteiros.
Mesmo assim, o trio se mostrou competitivo, brigando por um lugar no pódio da
disputa no traçado extremamente técnico de 6.123 metros nas montanhas do
Circuito de Mount Panorama, terminando em 5º lugar e somando importantes pontos
para o campeonato, que tem mais quatro etapas ao longo do ano.
A corrida também foi especial e emocionante para todos
por ter sido o primeiro compromisso da BMW Team Schnitzer após o falecimento
inesperado de Charly Lamm, que foi o chefe da equipe por muitos anos. Lamm
havia se aposentado justamente na Copa do Mundo de GT, em Macau, no fim de
2018, quando Farfus foi campeão correndo pela equipe.
Após a maratona de duas provas de longa duração, num
total de 36 horas de corridas nos últimos 15 dias, Farfus agora retorna à
Europa por alguns dias. Já os próximos desafios do brasileiro serão nos
Estados Unidos, primeiro pelo WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA), com
as 1000 milhas de Sebring, entre 13 e 15 de março, e depois, as 8 Horas da
Califórnia, em Laguna Seca, pelo IGTC.
Augusto Farfus:
“Nós fizemos uma ótima corrida em termos de performance
pessoal como equipe, mas faltou um pouco para que pudéssemos garantir um lugar
no pódio. Foi uma prova muito dura, muito quente durante todo o dia, mas foi um
resultado positivo, uma boa recuperação e somamos pontos importantes para o
restante do campeonato, que é longo.
Agradeço a todo o time pelo trabalho, foi
um fim de semana emocionalmente difícil, mas nos mantivemos fortes juntos. Os
últimos resultados me enchem de motivação para seguir o trabalho, agora me
preparando para Sebring pelo WEC e Laguna Seca pelo IGTC”.
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