O futuro do
prazer em dirigir se aproxima lentamente, silencioso, sob a névoa gélida da
pequena cidade de Arjeplog, na Suécia, coberta de branco pelo rígido inverno
europeu. É neste cenário que o novíssimo BMW iNEXT, cuja produção em série
inicia em 2021 na planta da BMW em Dingolfing (Alemanha), acaba de completar a
primeira fase de testes de suspensão, chassis e direção.
Nova referência
em tecnologia do BMW Group, o novo iNEXT integra os campos estratégicos de
condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços (ACES) — todas
definidas como chaves dentro da estratégia corporativa para o futuro NUMBER ONE
> NEXT.
Puramente
elétrico, com sistema de tração integral inteligente e uma tecnologia de
suspensão específica, o modelo traz inúmeros recursos de conectividade e
condução autônoma, proporcionando aos ocupantes uma nova maneira de desfrutar
da viagem, de forma interativa e sustentável, sem perder a essência do prazer
em dirigir.
Os testes do BMW
iNEXT camuflado estão sendo conduzidos em estradas cobertas de neve e lagos
cobertos de gelo, onde as temperaturas mínimas são um desafio sobretudo ao
motor elétrico, à bateria de alta tensão e ao sistema de arrefecimento do
veículo. Nesse ponto, os engenheiros estão analisando como o clima afeta o
sistema de gerenciamento de energia eDrive, o armazenamento e recuperação de
energia, e como a eletricidade é transferida ao motor elétrico.
Nessas
superfícies molhadas e escorregadias da pista de testes fechada do BMW Group, é
possível analisar ainda os sistemas de direção e freio e, mesmo em baixas
velocidades, a eficácia do sistema de tração nas quatro rodas, especialmente
desenvolvido para o modelo, além do Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC).
Dessa forma, o BMW iNEXT conclui com êxito essa primeira etapa em que foi
confrontado com toda a sorte de desafios dinâmicos.
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