quarta-feira, 14 de março de 2012

JAGUAR: GRANDES CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO VOLTAM AS PISTAS EM 2012

A Jaguar, marca britânica de automóveis de luxo, apresentou nesta semana o Jaguar Heritage Racing, um programa que trará de volta os modelos que marcaram a história da Jaguar às pistas de corrida mais importantes e tradicionais do mundo. Pela primeira vez desde 1956, modelos C-Type e D-Type irão acelerar em verdadeiros templos da velocidade como Goodwood e Nürburgring. A marca também confirmou participação em diversos outros eventos que reúnem os veículos que marcaram história no automobilismo mundial como a Mille Miglia, o Pebble Beach Concours d'Elegance e todas as etapas do E-Type Challenge no Reino Unido.Parte considerável da história da Jaguar está nas grandes corridas. Este é o motivo pelo qual a marca apresenta agora o Jaguar Heritage Racing, um programa que permitirá os aficcionados por automobilismo verem em ação modelos emblemáticos como o C-Type e o D-Type”, acrescenta o executivo.   

O primeiro evento em que a marca britânica irá participar será a edição 2012 da Mille Miglia, que acontecerá no próximo mês de Maio. A volta da Jaguar à corrida é emblemática, já que há exatos 60 anos o engenheiro chefe da marca, Norman Dewis e Sir Stirling Moss, lenda britânica que acumulou diversos títulos no automobilismo, pilotaram na mesma prova um C-Type, modelo que era o primeiro automóvel da história a ser equipado com freios a disco.Naquele mesmo ano, o mesmo C-Type venceu uma prova em Remis e abriu as portas para que a tecnologia dos freios a disco fosse utilizada até os dias de hoje em milhões de automóveis ao redor do mundo.

Em Agosto, o Jaguar Heritage Racing irá participar do AVD Nürburgring Oldtimer Grand Prix. Conhecida como o “inferno verde” por seu alto nível de dificuldade e pela imensa área verde, o circuito de Nürburgring é considerado um dos mais difíceis do mundo. Por estas caracteríssticas, o local foi escolhido pela Jaguar para ser palco dos testes de durabilidade e performance da sua atual linha de veículos.  

Para o diretor global de comunicação da Jaguar Land Rover Frank Klaas, “o circuito de Nürburgring oferece um desafio único aos veículos, ao qual a equipe de desenvolvimento de produtos da Jaguar submetem os veículos atuais e os projetos futuros, de forma a manter os pereitos atributos de qualidade, durabilidade e precisão. Poder assistir modelos que fizeram a história da marca em situação de competição neste local tão desafiador será fascinante”.Da Alemanha,os veículos históricos da Jaguar seguirão para o Reino Unido, onde será promovida a edição 2012 do Goodwood Revival, que acontecerá em Setembro. Tido como a jóia da coroa dos festivais que reúnem veículos clássicos do automobilismo, o evento oferece um deslumbrante cenário de nostalgia com diversos veículos em situações de competição, nos quais os Jaguares C-Type e D-Type não deixarão a desejar.    

O programa Jaguar Heritage Racing é operado e gerenciado pela JD Classics, localizada no Reino Unido. A empresa irá preparar tanto o C-Type quanto o D-Type para as pistas e será responsável por todas as atividades nos dias de corrida. Para Derek Hood, diretor da JD Classic, “a Jaguar é uma empresa que representa, já há anos, o coração dos nossos negócios e a oportunidade de trabalhar com o Jaguar Heritage Racing e garatir que a marca seja muito bem representada nestes eventos nos torna extremanente satisfeitos e felizes”.   

Todo o programa irá auxiliar as atividades do Jaguar Heritage, um fundo de curadores que detém uma extensa coleção de modelos de valor inestimável que marcaram o passado da Jaguar, como o protótipo único XJ13 que, apesar de não participar de nenhuma competição, continuará a ser exibido e demonstrado em um série de eventos durante 2012.     

As principais vitórias da Jaguar nas pistas:
A Jaguar foi a primeira equipe a vencer uma corrida com um veículo equipado com o sistema de freios a disco com o C-Type, em 1952. O modelo era pilotado por Sir Stirling Moss durante a corrida de Remis, na França.
A Jaguar foi sete vezes vitoriosa em Le Mans:

Ano
Modelo
Número
Pilotos
Classificação
1951
C-type
20
Peter Walker, Peter Whitehead
1st
1953
C-type
18
Tony Rolt, Duncan Hamilton
1st
1955
D-type
6
Mike Hawthorn, Ivor Bueb
1st
1956
D-type
4
Ron Flockhart, Ninian Sanderson
1st
1957
D-type
3
Ron Flockhart, Ivor Bueb
1st
1988
XJR-9LM
2
Jan Lammers, Johnny Dumfries, Andy Wallace
1st
1990
XJR-12
3
John Nielsen, Price Cobb, Martin Brundle
1st



A Jaguar venceu o Campeonato Europeu de Turismo com Tom Walkinshaw em 1984, pilotando um XJ-S.
A Jaguar foi campeã de construtores no World Sports Car Championship, nas temporadas de 1987, 1988 e 1991


Nenhum comentário:

Postar um comentário