quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Demanda de blindagem de veículos importados cresce com aproximação do aumento de IPI


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender até o dia 15 de dezembro o aumento de 30% na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados tem agitado os pátios das blindadoras automotivas nas últimas semanas. Proprietários que correram para garantir preços menores na compra de um importado agora estacionam seus veículos para receber a proteção balística.Na empresa paulista Concept Blindagens, por exemplo, a demanda na primeira quinzena de outubro cresceu 19% em comparação ao mesmo período do mês anterior. “Os carros importados sempre representaram a maior parte do total de veículos recebido por nós, mas, nessas últimas semanas, eles vieram em maior quantidade, constatando que realmente houve essa antecipação tanto da aquisição quanto do investimento na proteção balística”, destaca Fábio Rovedo de Mello, executivo da empresa. Dos importados que chegaram na empresa, os modelos de marca premium como Audi, Mercedes Benz, BMW, Volvo e Range Rover foram os que estacionaram em maior quantidade em busca da blindagem.


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a venda de carros importados cresceu 10,5% em setembro, na comparação com o mês anterior – de 20.420 unidades emplacadas em agosto para 22.569, no mês seguinte. O aumento de 30% na alíquota do IPI vale para todos os carros importados, com exceção dos países do Mercosul e do México, com quem o país tem acordo comercial. Para as fabricantes instaladas no Brasil, o aumento não será aplicado desde que haja no mínimo 65% de nacionalização do veículo.

Blindagem em alta no país
De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 3.720 veículos foram blindados no país no primeiro semestre de 2011, um aumento de 8,39% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre os carros mais blindados no semestre, de acordo com a entidade, os importados apareceram com força. O Tiguan, da Volkswagen, foi o campeão, desbancando o Corolla da Toyota, que figurava em primeiro no ranking dos blindados desde 2004, seguido pelo XC-60 da Volvo. O Santa Fé, da Hyundai, o Discovery, da Landrover, e o Azera, modelo também da Hyundai completam o rol dos veículos mais blindados durante os seis primeiros meses de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário