segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Chrysler 300c, luxo e potência andando juntos



Um dos maiores símbolos da indústria automobilística americana retorna ao Brasil depois de 2 anos, mostrando uma grande recuperação da marca e pronto para disputar o mercado no segmento dos sedãs de luxo. A versão apresentada do Chrysler 300c teve um up grade em tecnologia, requinte e acabamento em relação ao modelo lançado em 2005 pela montadora, sendo considerado o carro chefe para o mercado brasileiro. É o 5º lançamento da montadora no ano de 2012, usando a mesma estratégia de venda que se tornou comum no mercado nacional: carro c ompleto, preço fechado. A projeção é que sejam vendidas até o fim do ano cerca de 1.000 unidades ao preço de R$ 179.900,00 já com todos os impostos incluídos. Para 2013 estima-se chegar ao número de 1.200 unidades vendidas no ano, um desejo audacioso que mostra o potencial que, segundo a Chrysler, os brasileiros têm em consumir veículos nessa faixa de preço.

O Chrysler 300c é apresentado sem opcionais, incorpora os mais modernos itens de segurança e conforto, é um autentico carro estilo americano, tem força e estilo próprios. O design mostra imponência de suas linhas arredondadas e menos retas. Ele exibe as conhecidas propo rções bem definidas e imponentes com traços mais contemporâneos e elegantes, diferente das longas linhas retas que eram comuns em veículos que originavam de Detroit. É nos detalhes que o carro realmente mostra sua beleza. Na dianteira, uma nova grade esculpida em alumínio apresenta sete lâminas cromadas que remetem ao novo logotipo da Chrysler. Foram criados faróis com desenho marcante, formados por refletores bi-xenônio adaptativos e LEDs em forma de “C”. O pára-brisa foi inclinado para trás em 7,5 cm, melhorando a aerodinâmica, enquanto a visibilidade aumentou em 15% com as colunas “A” mais finas. Seguido o exemplo do conjunto ótico dianteiro, as lanternas traseiras também são de LEDs. O visual traseiro é completado com o defletor integrado à tampa do porta-malas e às duas ponteiras ovais de escapamento.

No interior, tudo foi redesenhado, ganhando estilo e sofisticação. Os bancos são revestidos em couro natural e perfurados. “No painel de instrumentos, iluminação azul-safira nos mostradores e o LCD de 3,5” polegadas do computador de bordo, com dezenas de funções do veículo. Para proporcionar maior conforto ao motorista e uma melhor dirigibilidade, destaca-se o auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado “dual-zone” automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, incluindo apoio lombar, ventilação e aquecimento, bancos traseiros aquecidos, colu na de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, controles do sistema de áudio no volante, controle de velocidade de cruzeiro integrado ao volante. Os espelhos retrovisores com luzes direcionais integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos e anti-ofuscantes, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, memória para os ajustes do banco do motorista, retrovisores e rádio, pedais reguláveis eletricamente, com memória, persiana traseira com acionamento elétrico, porta-copos dianteiros com aquecimento e refrigeração, sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO, teto solar panorâmico duplo frente/traseira e volante revestido de couro e imitação de madeira com aquecimento. “No console central se destaca a tela multimídia sensível ao toque, de 8,4”. Por meio dela, é possível controlar o sistema Uconnect& trade; Touch, compatível com CD, DVD e MP3. O monitor também mostra as imagens do navegador GPS integrado Garmin. O sistema de áudio é da Alpine com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, já incluindo um subwoofer. A conectividade é garantida, em dispositivos com tecnologia Bluetooth que podem ser pareados pelo sistema de comunicação Uconnect. Entrada USB que permite controle total de aparelhos como iPod, iPhone e iPad.


Na questão segurança ativa e passiva, o Chrysler 300C apresenta mais de 70 itens incorporados ao modelo, como por exemplo, air bags dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e traseiros tipo cortina, air bags suplementares laterais montados nos bancos dianteiros com apoios de cabeça ativos, controle eletrônico de estabilidade, freios a disco ventilados nas quatro com rodas com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e vidros laminados nas portas dianteiras, controle de tração e programa de frenagem na chuva. Um sistema interessante, e que pudemos confirmar sua grande utilidade durante o teste, é o que facilita a largada e m ruas de ladeiras. O sistema de freios mantém o carro travado durante 5 segundos após tirarmos o pé do pedal do freio e acionarmos o acelerador. Esse sistema evita o uso do freio de mão, que nessas situações é sempre necessário, evitando-se com isso duas operações conjuntas.

O motor é o ponto alto desse sedã fabricado em Brampton, no Canadá. Ele vem com o novo motor V6, o premiado e versátil Pentastar, de 3,6 litros e 286 cv, que equipa o Jeep Wrangler, a Chrysler Town & Country, o Dodge Journey e o Jeep Grand Cherokee. Feito totalmente em alumínio, com 24 válvulas controladas por dois comandos variáveis na admissão e no escape, o Pentastar é uma evolução, são 37 cv a mais do que a versão anterior. O powertrain foi ainda maior com a inclusão do câmbio automático E-Shift de oito marchas, prod uzido pela ZF. Dessa forma, o novo Chrysler 300C é capaz de proporcionar ótimo rendimento, não só com acelerações e retomadas de velocidade, como também economia de combustível. Segundo dado da montadora, em testes feitos nos Estados Unidos, pode chegar a 8 km/l na cidade e na estrada superar os 13 km/l. Outro ponto interessante é a suavidade nas trocas de marchas, praticamente imperceptíveis no modo automático, somado ao tratamento acústico, faz do Chrysler 300C um automóvel extremamente silencioso e de rodar confortável. A suspensão é independente nas quatro rodas, com dispositivo nivelador. A configuração de dois braços em “A” na frente e de cinco braços (five-link) atrás. Outro fator importante é a ótima distribuição de peso de 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração.



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