Profissionais da área de engenharia da Meritor do Brasil, principal fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, foram contemplados com o prêmio “Engenheiros do Ano”. O evento, que visa avaliar o desempenho de todas as unidades da Meritor no mundo, elegeu a unidade de Osasco, SP, como a terceira colocada mundial, reconhecida com a Medalha de Bronze por suas significativas contribuições.Esta é uma premiação destinada aos engenheiros e pesquisadores das áreas de Engenharia do Produto e Manufatura que tem como objetivo reconhecer as significativas contribuições técnicas para o aumento de qualidade e competitividade por meio da Inovação Tecnológica aliada aos benefícios para o negócio. Na ocasião, a unidade de Osasco da sistemista também homenageou internamente os colaboradores com maior tempo de casa, reconhecendo toda a sua contribuição para o desenvolvimento da área de engenharia, construído ao longo dos anos.Um dos casos avaliados, e que deu o título à filial brasileira, foi sobre o projeto de implementação e produção de sua nova família de cardans no Brasil e América do Sul, destacando a série RPL, que possui sistema de vedação selado de alto desempenho, dispensando a renovação da graxa lubrificante. Além disso, a família RPL possui mancais de alta resistência, com duas carreiras de roletes, o que contribui para a distribuição das tensões superficiais, aumentando a vida útil dos rolamentos e cruzetas. O revestimento de nylon da haste deslizante protege a superfície contra corrosão e reduz o atrito na superfície de vedação.
O outro reconhecimento veio pela inovação em relação ao projeto e o lançamento de uma carcaça de eixo diferencial, otimizada para aplicações pesadas e extra-pesadas de veículos fora de estrada como, por exemplo, mineração , construção, madeireiro e canavieiro.Para o projeto do produto, foram realizados vários testes e simulações de prototipagem virtual em computador para atingir o melhor perfil geométrico, dimensional e arranjo de cordões de solda, considerando todos os esforços estáticos e dinâmicos na sua interface com a suspensão do veículo, a fim de garantir qualidade, segurança e desempenho do componente, dentro das necessidades e condições de operação regionais, principalmente no que diz respeito a aplicações mais severas.De acordo com o Gerente Senior de Engenharia da Meritor, Arnaldo Camarão, “trata-se do desenvolvimento de uma metodologia de projeto à fadiga inovadora, envolvendo a modelagem de juntas soldadas e otimização de produto, com simulações e testes avançados de durabilidade em laboratório e campo, visando garantir qualidade, confiabilidade e desempenho”. E complementa: “Essa valorização da competência técnica de nossos engenheiros só contribui para que exista cada vez mais inovação nas peças globais feitas pela Meritor, além de fazer com que continuemos a investir nessa área”.
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