sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Concept Style Coupé: a Mercedes-Benz materializa a ousadia



Figura central no estande da Mercedes-Benz e uma das atrações mais destacadas do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o Concept Style Coupé mostra a visão da marca de um cupê executivo para nossa época: estilo rebelde, não conformista, provocador e robusto. O carro traz elementos de design das novas Classes A e B, recém-chegadas ao mercado internacional.
"O Concept Style Coupé é expressivo e poderoso. Ele estabelece uma posição bem clara: é o modelo contra o qual os veículos esportivos do segmento executivo terão que se comparar no futuro”, afirma o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Adminitração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars.
É virtualmente impossível contemplar indiferentemente o Concept Style Coupé. "Suas proporções de tirar o fôlego, superfícies onduladas fluidas e linhas esculturais são a expressão física de nossa linguagem de design", enfatiza Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz. "Quase pronto para entrar em produção, o Concept Style Coupé estabelece uma nova referência para o design de vanguarda no segmento executivo.”

Proporções esportivas surprendentes e uma poderosa interpretação de design, com um jogo vigoroso entre superfícies côncavas e convexas, característico da Mercedes-Benz, dão ao cupê de quatro portas uma aparência inconfundível.
Entre suas características mais marcantes está a forma como o capô se posiciona, com suas potentes saliências no conjunto dianteiro, assim como a grade com acabamento inspirado nos diamantes – um tema repetido em outros pontos do carro. Para reforçar a escultura das linhas, o conceito foi pintado em Alubeam, uma cor com efeitos luminosos especiais, que reforça a qualidade escultural de suas linhas.

Os faróis inovadores do Concept Style Coupé lembram os olhos sempre alertas de um predador. Em modo standby, eles brilham em vermelho. Outro detalhe especial são os indicadores de direção: uma linha de pontos de luz individuais que se acendem sucessivamente, como o teclado de um piano.
Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras salientes das rodas flui na direção da traseira numa linha declinante. Outra linha, mais sinuosa, alarga os ombros musculosos sobre o eixo traseiro, enquanto uma terceira estende-se em curva ascendente das rodas dianteiras até a parte de trás. Juntas, essas linhas dão mais profundidade e dinamismo ao perfil lateral. O design inusitado dos espelhos externos aproveita a liberdade proporcionada pela criação de um carro conceito.
O mesmo se dá com as rodas de 20 polegadas, com seu design de turbina, extremamente esportivo. Perfurações rasas nos raios revivem novamente o tema do diamante presente na grade dianteira. O Concept Style Coupé tem janelas laterais sem molduras e não tem a coluna central (B).
O teto panorâmico cria um interior luminoso e arejado. Um arco, lembrando um santantônio, separa o teto do vidro posterior que, por sua vez, escoa para integrar-se suavemente na traseira do carro. As linhas avançadas do cupê são ainda mais reforçadas pela forma como as luzes traseiras, com seu colorido vermelho metálico, se estreitam até um ponto bem determinado à frente e para o centro da traseira. O escapamento com duas saídas sublinha as credenciais esportivas do carro e dá mais largura à traseira. O difusor traseiro também apresenta o padrão pontilhado de diamante da grade.

O interior revela superfícies expressivamente esculturadas. A estrutura do painel lembra uma asa aberta com acabamento em fibra de carbono que se estende por toda a largura do carro. Destacando-se do conjunto de instrumentos ficam os dois tubos contendo os mostradores analógicos redondos do velocímetro e contagiros, também em fibra de carbono e com acabamento vitrificado.
O console central flui para trás em uma onda contínua a partir do painel. Embutido nele há um intrincado módulo de ventilação para os dois assentos traseiros, que também incorpora um compartimento porta-objetos.
O mundo da moda inspirou a combinação de cores cinza claro e antracita. Um toque alegre e esportivo é acrescentado pelas costuras e detalhes verdes, que aparecem no painel de instrumentos, no volante, assentos e painéis centrais das portas, entre outros lugares.
Materiais finos se combinam a um acabamento manual de alto nível para estabelecer um novo parâmetro em qualidade. Não houve restrições ao uso do couro: o painel de instrumentos é forrado em nobuk branco, criando um interessante contraste com o Alcantara antracita usado em sua parte superior. Camurça é usada no volante esportivo para prover uma aderência melhor. Todos os detalhes cromados e painéis de controle apresentam pela primeira vez acabamento preto anodizado, como acontece nos cronógrafos Sports Edition topo de linha com edição limitada. As superfícies ao redor do painel de controle HMI trazem o brilho do alumínio anodizado em preto.
Os quatro assentos individuais com apoios de cabeça integrados já podem ser vistos também na versão esportiva do novo Classe A, disponível no mercado europeu. Um inserto com revestimento especial iluminado na parte superior dos bancos colabora com a impressão de luminosidade ambiente.
O design das aberturas de ventilação no painel é inspirado nos motores a jato. Iluminados por trás, eles mudam de cor conforme a temperatura escolhida pelos ocupantes do carro no sistema de controle de climatização. Quando o ar é frio e refrescante, eles são azuis, mas quando o fluxo é quente, a luz torna-se vermelha. Em temperaturas medianas, as aberturas de ventilação são iluminadas em amarelo fluorescente.

Por meio do sistema COMAND Online e vários aplicativos desenvolvidos especificamente pela Mercedes-Benz para serem usados e controlados com o carro em movimento, assim como capacidade para navegar na internet quando ele estiver parado, os ocupantes do Concept Style Coupé ficam sempre conectados e podem manter seu estilo de vida digital o tempo todo.
A Mercedes-Benz está fortemente convencida de que o futuro está na computação via nuvem. O software usado nos aplicativos do COMAND Online não fica armazenado no veículo, mas roda por meio do Daimler Vehicle Backend. A vantagem é que o sistema pode ser atualizado com novos aplicativos "over-the-air" (OTA) por uma conexão de telefone celular, sem necessidade de levar o carro à oficina. Desta maneira, o software está sempre atualizado, independentemente dos ciclos de desenvolvimento, tanto dos veículos como dos dispositivos eletrônicos dos consumidores.


Dinâmica esportiva de condução e eficiência exemplar são as marcas do motor do Concept Style Coupé. A poderosa força nas rodas é fornecida pela versão dois litros da nova geração de motores a gasolina com 155 kW (211 cv), combinado com o eficiente sistema 4MATIC de tração integral e a transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT.
Entre os pontos mais importantes do motor de quatro cilindros turbo está o sistema de injeção direta, com injetores de ação rápida que podem entrar em ação várias vezes no mesmo ciclo para operar com misturas "magras". O motor conta também com sistema de ignição por faíscas múltiplas, que otimiza a queima do combustível para maior desempenho com economia e emissões reduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário