A Volkswagen
expõe no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2012 a Amarok
Canyon, versão conceitual de sua consagrada pick-up média Amarok. Configurado
especificamente para a prática radical da canoagem, o protótipo demonstra a
versatilidade do utilitário Volkswagen para aplicações especiais.
Imagine o
cenário: sábado de manhã cedo, o final de semana pela frente, o ar está
fresco e os rios nas montanhas correm entre suas margens verdejantes. É hora
de ação: dois caiaques de competição são rapidamente carregados e amarrados
na caçamba da Amarok Canyon. E cair na estrada...
Primeiro, um
trecho rápido pelo asfalto. Depois, por tortuosos caminhos nas montanhas.
Mais alguns quilômetros por uma trilha de lama na floresta e os últimos 500
metros transpondo grandes pedaços de pedra quebrada. Graças à capacidade
off-road da Amarok, sem dificuldades: chegamos ao destino, um riacho com
correnteza veloz.
Rapidamente,
os aventureiros removem seus caiaques de fibra de carbono e o equipamento –
capacete, remos e coletes – da caçamba. Os caiaques são lançados nas águas
revoltas para um empolgante rodeio. Unindo força e habilidade, a dupla
procura o melhor caminho entre as ondas, numa exaustiva luta com os elementos
que apagam todo o stress da vida diária.
É assim que um
dia perfeito começa para um canoísta radical. Este tipo de esporte representa
uma das formas mais extremas de atividade aquática e tem conquistado uma
popularidade crescente.
Todos os
aspectos da Amarok Canyon, que foi mostrada pela primeira vez no Salão de
Genebra, em abril deste ano, foram concebidos para atender às necessidades
deste esporte radical, desde o equipamento de rodagem da picape aos detalhes
na área de carga.
A Amarok
Canyon é consideravelmente mais alta e larga do que o modelo de série e sua
cor é também mais exótica. A carroceria da picape, com um brilho especial
devido às três camadas da pintura “Laranja Baladi”, foi elevada em 40 mm com
o uso de um kit especial. Com os pneus também especiais, a picape ficou 85 mm
mais alta que a versão de produção.
A pick-up
modificada também ganhou faróis auxiliares montados sobre o teto. Outros
toques visuais incluem lanternas traseiras escurecidas e a proteção inferior
da carroceria em cor contrastante. Dois estribos acionados eletricamente
facilitam a entrada e a saída do veículo, apesar da altura maior. Os estribos
foram criados para não chamarem a atenção e se retraem quando o veículo está
em movimento, para manter a alta capacidade off-road da Amarok original.
A largura da versão
conceitual também foi aumentada para permitir sua utilização específica. As
caixas das rodas foram alargadas 35 mm em cada lado para criar espaço para os
grandes pneus todo-terreno 275/65 R18, montados em rodas tipo “Durban”
pintadas na cor Adamantiun Dark, com alto brilho.
Os dois
caiaques de fibra de carbono são fixados com segurança no assoalho da
caçamba. Na traseira, o assoalho possui duas cavidades com forração macia e
as proas dos caiaques são posicionadas numa barra na mesma cor das rodas, com
tirantes que os seguram com firmeza. Os remos ficam presos com segurança na
parte interna da tampa da caçamba, fáceis de alcançar. Todo o equipamento
restante – capacetes, coletes e calçados especiais – também é guardado com
segurança: os capacetes em redes na divisória da caçamba com a cabine e o
restante em pequenas caixas com tampas à prova d’água que podem ser
trancadas.
Dentro da
cabine foi usado um jogo de cores especial, com muitos detalhes e novos
toques decorativos. Os bancos de couro têm duas cores, com a superfície dos
assentos na cor “sterling” e os apoios de cabeça e as laterais no tom
“adamant”. As costuras decorativas no estofamento têm a cor laranja da
carroceria, que também aparece em outros pontos, como nas costuras do volante
de três raios e na cobertura da alavanca do câmbio, cintos de segurança e
saídas de ventilação. Sob uma cobertura, no painel, há três instrumentos
auxiliares, que mostram os ângulos de subida e inclinação lateral da Amarok,
fornecendo ao condutor informações importantes para maior segurança em
condições fora de estrada mais radicais.
Para garantir
a máxima capacidade off-road, a Amarok Canyon utiliza o poderoso motor
biturbo 2.0 TDI com 180 cv (132 kW), que oferece torque máximo de 40,81 kgfm
(400 Nm) entre 1.500 e 2.250 rpm. O sistema 4MOTION de tração integral
selecionável, juntamente com a caixa de redução e o travamento do diferencial
no eixo traseiro, assegura a eficiência da transmissão de força para as
rodas, mesmo nas mais duras condições.
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quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Volkswagen mostra conceito Amarok Canyon no Salão de São Paulo
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