Nem só de belos e glamourosos carros será composto o 2o Salão Internacional dos
Veículos Antigos (SIVA), que acontece de 22 a 25 de novembro, no Anhembi,
em São Paulo.
Pela primeira vez, os visitantes que forem ao evento poderão
conferir uma exposição de lanchas clássicas, a maioria das décadas de
40 a 70.
Serão cerca de 20 embarcações, que se enquadram nas categorias passeio, esporte
e tradicional, para todos os gostos e idades. O evento é organizado e promovido
pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e contará, pela primeira vez, com a
parceria da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
O
administrador de empresas Frederico Paim, 44 anos, é um dos colecionadores que
levará suas lanchas para exposição – é um apaixonado pelos barcos clássicos.
Proprietário de uma empresa de exportação de churrasqueiras, ele coleciona
barcos desde 2008 e diz que os brasileiros estão valorizando e tendo cada vez
mais interesse em objetos antigos. Os preços das embarcações que levará ao SIVA
variam de R$40.000,00 a R$300.000,00.
Entre os destaques está a Tempo
Boat Special, que, segundo ele, pode ser comparada à Ferrari usada por Ayrton
Senna. A lancha, ano 1976, atinge velocidade de 200km/h na água, e fez do
holandês Cees Van der Velden campeão de Fórmula 1 Motonáutica por sete vezes.
Tem 19
pés , Motor Mercury V6 de popa, e é uma versão Racing,
considerada o verdadeiro “Flying Dutchman”.
Praticante de esportes
náuticos, como Vela e Rali, Frederico já cruzou o oceano e tem paixão por barcos
desde pequeno. “Eu sempre convivi com muitos barcos e passei a estudá-los, desde
os anos 70. Não vejo ser um colecionador como algo materialista, mas, sim, um
guardião dessas relíquias, que quase sempre eram abandonadas porque seus donos
não pagavam impostos, não tinham como mantê-las ou morriam. Então comecei a
fazer o resgate e restaurá-las. É um caso de amor e inteligência”.
O
colecionador está empolgado com o SIVA, pois acredita que o evento ajudará a
resgatar sonhos e motivar as pessoas a cultivar o antigomobilismo, além de
incentivar “transplantes de corações” de carros para barcos, afinal, os motores
dos barcos são os mesmos dos carros, como Dodge e Galaxy, entre
outros.
Ele concorda com um ditado americano que diz que a diferença
entre homens e meninos é o preço dos seus brinquedos.
Confira outras
lanchas que o colecionador Frederico Paim irá expor no
evento:
Lanchas para
esqui: Waaden Maiden - “Donzela de Madeira”, homenageia a banda
Iron Maiden, tem projeto italiano dos anos 70; Esquimar - “Clássica para esporte
e lazer”, a primeira construída pelo famoso Estaleiro Esquimar, ativo até hoje.
Fabricada em 1968.
Lanchas para
corrida: Spring Box – “Brinquedo de Gente Grande”, fabricada em
1958, projeto americano dos anos 50, com motor Chrsler Dodge 318; Nikita - “O
barco do verdadeiro cavalheiro”, projeto e construção originais da Chris Craft,
o mais famoso estaleiro de barcos clássicos do mundo. Restaurada à perfeição,
exceto pela troca do motor original Chrysler Marine por um Mercruiser novo.
Fabricada em 1948.
Lancha para
passeio e esqui: Seriuba - “Nome sério, barco divertido”, leva 6
pessoas, fabricada 100% manualmente por um verdadeiro artesão. Seu nome é uma
linda praia de Ilhabela
Nenhum comentário:
Postar um comentário