A Ford atingiu a
produção de 500.000 motores Sigma no Brasil, família global que equipa os
modelos Focus, New Fiesta e Novo EcoSport na América do Sul e também o New
Fiesta na América do Norte. Composta das versões 1.6 Flex e a gasolina, a linha
é produzida na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista, e incorpora
importantes avanços no desempenho, economia e sustentabilidade, com padrões
internacionais de qualidade.
Para o
lançamento da família Sigma no Brasil a Ford construiu uma unidade totalmente
nova. Ela foi inaugurada no final de 2009, com um investimento de R$600
milhões e equipamentos modernos de produção.
"Esse
volume significativo de produção, registrado em menos de três anos, reflete a
qualidade e a eficiência dos nossos motores, que são um item essencial para o
desempenho e o nível de satisfação dos nossos veículos", diz Celso Salles,
gerente de Operações de Powertrain da Ford América do Sul.
Primeiro flex
com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o Sigma é um motor leve,
durável, econômico e com baixo nível de ruído e emissões. Ele é produzido hoje
em três fábricas em três continentes - Brasil, Inglaterra e Índia -, com
plataforma global. Entre outros modelos, equipa a minivan C-Max, o utilitário
esportivo Kuga, o Volvo C30 e o Mazda 3 vendidos na Europa e outros mercados.
Sua versão flex
foi desenvolvida pela engenharia brasileira, unindo a forte tradição mundial da
Ford no desenvolvimento de motores com a tecnologia local da aplicação
bicombustível.
A linha de
motores Sigma em Taubaté utiliza o estado da arte em equipamentos e adota um
avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência. A
usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração. Todo o
processo é acompanhado por testes para garantir a qualidade e um eficiente
sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente.
Seus centros de
usinagem têm capacidade para realizar várias operações em sequência ou ao mesmo
tempo, com ganho de precisão e tempo. Na montagem, em vez de ficarem estocadas
ao longo da linha, as peças são previamente separadas e seguem junto com o
bloco do motor em caixas, que são trocadas nas três fases da montagem.
Com 1 quilômetro
de comprimento, ela é também a linha de montagem de motores mais extensa da
América Latina. No final, 100% da produção passa pelo teste a frio, o chamado
"Cold Test", com ar comprimido, para verificação de funcionamento.
Roberto,
ResponderExcluiré bom saber que uma grande montadora, no caso a Ford, desenvolve aqui no Brasil um motor com bloco todo em alumínio e que é padrão mundial...
muito bom o post...
abs...
Obrigado!
ResponderExcluirEste motor é exportado para fábricas da Ford na Europa, Estados Unidos e México.