A Mercedes-Benz apresenta no Brasil o novo GLK 220
CDI, versão diesel do SUV de entrada de sua consagrada linha de utilitários
esportivos. O novo modelo oferece dinamismo de condução superior, excelente
nível de segurança ao dirigir e o máximo em conforto de rodagem. Equipado com o
sistema de tração integral permanente 4MATIC, o GLK 220 CDI tem espírito
intrépido e muita disposição para enfrentar as condições mais adversas, tanto
no asfalto como fora da estrada.Como todos os SUVs da Mercedes-Benz,
o GLK 220 CDI é um verdadeiro puro sangue, que não conhece limites de operação
no off-road. Como novidade, traz para o mercado nacional um motor diesel de
alta tecnologia: quatro cilindros com dois turbos com 170 cv e excepcional
torque de 400 Nm a partir de 1.400 rpm. Além do novo motor, que combina
eficiência e agilidade com baixos índices de emissões, o GLK 220 CDI tem design
robusto e muita personalidade.
O exterior, recentemente redesenhado, reflete todo
o dinamismo do GLK. A carroceria combina os elementos clássicos dos veículos
para todo terreno à linguagem de design dos modelos mais novos da marca
Mercedes-Benz. Linhas fortes, superfícies amplas e o design das partes traseira
e dianteira reforçando a sensação de volume harmonizam com as características
marcantes da carroceria do GLK. Além dos evidentes benefícios para uso em
terrenos fora de estrada, este design também oferece vantagens concretas para o
uso diário: o posicionamento elevado do motorista possibilita uma visão
dominante do tráfego, ajudada pelas linhas da carroceria, também pensadas para
proporcionar excelente visibilidade.Os designers de interiores da Mercedes-Benz
capricharam na criação da cabine do automóvel. Um largo friso de alumínio
atravessa toda a largura do painel dianteiro, onde as aberturas redondas de
ventilação com frisos prateados também chamam a atenção. Volante multifuncional
esportivo de três raios com 12 teclas de comando e iluminação indireta com
tecnologia LED com fibras ópticas enriquecem ainda mais a atmosfera acolhedora
do interior do veículo.
Duas versões
O GLK 220 CDI é oferecido em duas opções de
equipamentos, ambas com tração integral permanente e câmbio automático: GLK 220
CDI e GLK 220 CDI Sport. Também são equipamentos comuns os sete airbags,
assentos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3, sistema ATTENTION ASSIST de alerta de
fadiga do motorista, Downhill Steep Regulation (regulador de velocidade em
descidas íngremes), freios adaptativos associados ao controle eletrônico de
estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema
antibloqueio (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica
em cada roda (4ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida em
subidas (HSA), pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem automática dos
discos na chuva) e função HOLD, que mantém o carro parado sem necessidade de
pisar no pedal do freio. As duas versões também oferecem o sistema de comando
de voz Linguatronic (em inglês), apoios de cabeça dianteiros ativos, seletor de
marchas DIRECT SELECT e suspensão adaptativa com Agility Control.
Ambas as versões contam ainda com o pacote Off
Road, que permite enfrentar com facilidade os terrenos mais difíceis, adaptando
as características de dirigibilidade ao terreno pelo simples toque de um botão.
Esse conjunto de equipamentos e sistemas permite melhorar a tração, graças ao
modo off-road de condução, que garante a configuração ideal entre a potência do
motor e o câmbio para condução off-road, além de ter a suspensão 30 mm elevada
para transpor obstáculos com maior facilidade. Nas descidas, a segurança é
aumentada pela ação do DSR (Downhill Speed Regulation), os ajustes dos pontos
de mudança de marchas e das respostas do acelerador. Além disso, o assoalho ganha
proteção extra, proporcionada pelo protetor Gemtex.
Entre os diferenciais da versão Sport, topo de
linha, destacam-se o sistema de estacionamento automático Active Park Assist e
assentos com ajustes elétricos e conjunto de memórias, um recurso que aumenta a
conveniência quando há mudanças frequentes de motoristas, memorizando as
configurações individuais para os bancos do condutor e do passageiro da frente
para até três pessoas. Quando o motorista pressiona o botão, escolhendo sua
configuração pessoal, o banco, a coluna de direção e os espelhos externos são
automaticamente posicionados por motores elétricos.
O GLK CDI 220 Sport tem de série também rodas de
liga leve com 19 polegadas, teto solar panorâmico com comando elétrico,
retrovisores externos com rebatimento elétrico, sistema Comand Online com
navegador GPS, limpadores de faróis, farol alto adaptativo e faróis bi-xenônio
com Intelligent Light System, que efetua ajustes específicos nos faróis para
cada situação, proporcionando melhor orientação e iluminando de forma mais
aberta o campo de visão do motorista. À noite, a visibilidade na condução fora
de estrada é melhorada graças a função Off-road Light, que gira os faróis
bi-xenônio em 6 graus para as laterais da estrada, garantindo uma distribuição
da iluminação simétrica.
4MATIC: o potencial da tração
integral com sistemas de controle de ponta
O sistema de tração 4MATIC do GLK está entre os
mais modernos existentes no mundo, contando com sistemas de controle
inovadores. A vantagem em relação a outros sistemas, que tem a unidade de
transmissão instalada transversalmente, é fruto do design básico compacto e
leve, com perdas por atrito reduzidas, graças ao motor posicionado
longitudinalmente, e às caixas de câmbio e transferência integradas. Com isso,
o consumo, por exemplo, é mantido no mesmo nível de um veículo de porte
equivalente com tração convencional, enquanto ruídos e vibrações equivalem aos
de veículos de categorias superiores.A combinação dos sistemas dinâmicos de
controle de dirigibilidade ESP, ASR e 4ETS com a distribuição básica de torque
de tração na proporção 45 : 55 entre os eixos dianteiro e traseiro garantem uma
condução segura e reações altamente previsíveis. A nova embreagem multidiscos
no diferencial central é responsável pelo desempenho do sistema em situações de
baixo atrito entre os pneus e o piso, como na lama, neve ou gelo. Um efeito de
bloqueio inicial de 50 Nm entre os eixos traseiro e dianteiro resulta em um
significativo aumento de tração, mantendo simultaneamente o alto nível de
estabilidade dinâmica.
Segurança de série
O GLK 220 CDI foi projetado segundo o conceito de
segurança integral, filosofia da marca Mercedes-Benz, baseado prioritariamente
no estudo de acidentes reais. A robusta célula de passageiros oferece excelente
proteção para os ocupantes, assim como as zonas de deformação dianteira e
traseira, que absorvem choques externos. O GLK vem com vários itens de série voltados
à proteção de seus ocupantes: além dos airbags dianteiros, laterais de proteção
pélvica para o motorista e passageiro da frente, também há airbags para as
janelas do motorista e passageiros da frente e de trás e airbag de joelhos para
o motorista. Os apoios de cabeça NECK-PRO para o motorista e passageiro da
frente reagem em caso de colisão para aumentar ainda mais o nível de proteção.A
direção elétrica com STEER CONTROL (controle de esterço) ajuda o motorista em
condições de direção instáveis, transmitindo um impulso que pode ser sentido no
volante, sugerindo que o condutor contraesterça na direção correta. O Brake
Assist (BAS) aumenta a força de frenagem quando é detectada uma frenagem de
emergência, e o ADAPTIVE BRAKE (freio adaptativo), reunindo as funções
Hill-Start Assist, HOLD e secagem dos discos de freios na chuva, dão retaguarda
ao motorista.
O alto padrão de segurança ativa é garantido pela
suspensão AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, pelo ESP
(Electronic Stability Program - programa de estabilidade eletrônico), que
inclui estabilização de reboque, aviso de perda de pressão dos pneus, além da
tração integral permanente 4MATIC e do sistema de tração eletrônico 4ETS. O
equipamento de série na versão oferecida no Brasil inclui também o ATTENTION
ASSIST, sistema que detecta possível sonolência do motorista.
Ficha técnica
Cilindros - quatro em linha (com dois turbos)
Cilindrada (cm³) - 2.143
Potência máxima (cv/rpm) - 170 / 3.200 - 4.200
Torque (Nm/rpm) - 400 / 1.400 - 2.800
Câmbio - 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0 - 100 km/h (s) – 8,8
Velocidade máxima (km/h) – 205 (limitada eletronicamente)
Peso (kg) – 1.880
Pneus - 235/60 R17 (na versão Sport, 235/50
R19 e 255/45 R19)
Capacidade do porta-malas (l) - 450 - 1.550
Tanque de combustível (l) – 67
DIMENSÕES (mm)
Comprimento - 4.536
Largura - 2.016
Altura - 1.729
Preços
GLK 220 CDI – R$ 169.900,00
GLK 220 CDI Sport – R$ 199.900,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário