O Novo EcoSport
é o primeiro utilitário esportivo compacto do Brasil a contar com um sistema
inédito de controle eletrônico de tração e estabilidade, chamado Ford
AdvanceTrac, que ajuda o motorista a manter o domínio do veículo mesmo em
condições adversas, junto com os freios ABS. A Ford disponibilizou nas redes
sociais este vídeo que mostra o funcionamento do equipamento.O sistema AdvanceTrac está presente nas versões FreeStyle e Titanium do
Novo EcoSport. O controle de tração (TSC) é um recurso que ajuda a manter a
aderência dos pneus em pistas escorregadias ou íngremes. Ao primeiro sinal de
derrapagem, o sistema entra em ação e administra a distribuição de potência
entre as rodas para manter a tração. Ele também freia momentaneamente a roda
sem aderência para limitar o seu giro. Nas versões 4x2 a distribuição de força
ocorre no eixo dianteiro e nas versões 4x4 em todas as rodas.
"Em caso de atolamento, o controle de tração pode ser desligado para
que as rodas possam girar livremente e com maior potência. Nas demais
situações, a recomendação é que ele permaneça sempre ligado", diz Luiz Zamorano, supervisor de Integração de Carroceria da
Ford.
O controle de estabilidade (ESC) do Novo EcoSport atua de forma
semelhante para corrigir a trajetória do veículo e evitar que ele saia do seu
curso original. Porém, diferentemente do sistema de tração, ele não pode ser
desativado e quando está atuando uma luz pisca no painel para informar o
motorista.
Freios ABS e
airbags
Os freios ABS de última geração são outro item de segurança do Novo
EcoSport que aumenta o controle do veículo em manobras de emergência. O sistema
permite que o motorista pise fundo no freio em caso de necessidade, sem que as
rodas travem."Sentir uma leve trepidação do pedal do freio em frenagens de
emergência é normal, efeito da ação antitravamento do sistema ABS",
explica Zamorano. "Com o ABS, o motorista pode frenar e esterçar o volante
ao mesmo tempo caso precise desviar de obstáculos, aumentando o controle."
O conjunto de airbags é outro item de segurança high-tech do Novo
EcoSport. Além dos airbags dianteiros do motorista e do passageiro, nas versões
com banco de couro o Novo EcoSport conta também com airbag lateral no encosto
de cada banco dianteiro e dois airbags de cortina acima dos vidros laterais
dianteiros e traseiros.Todos esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança, mas a
direção segura continua sendo a maior proteção contra acidentes. "Nenhum
item de segurança, por mais moderno que seja, impede a ocorrência de acidentes
quando o motorista não é prudente. Por isso, fazemos questão de recomendar que
se dirija sempre com cuidado", afirma o engenheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário