A Driver Cup 2013 esteve no último final de semana na
pista que seus competidores consideram a melhor de todas as seis etapas que
compõem o calendário do evento: a da Embraer Gavião Peixoto, em Araraquara
(distante cerca de 290 km da capital paulista). Mais uma vez, houve quebra de
recordes de velocidade na competição - somente na categoria Standing Mile, em
distância de 1.609 metros, foram dez novas marcas em 16 categorias homologadas
pela FIA/CBA -, e cerca de 105 veículos participaram das 18 que fizeram parte
do evento.Todos os carros e pilotos inscritos passaram dos duzentos quilômetros
por hora em um verdadeiro salão do automóvel a céu aberto - com modelos BMW,
Lamborghini, Ferrari, Mercedes, Porsche e outros carros superpreparados.
A maior velocidade obtida no dia foi de Alejandro Sanchez, com 350,674 km/h em
um Porsche 911 TT. A disputa na categoria P1 foi acirrada e Sanchez venceu
justamente sobre outro favorito à melhor marca: Luis Fernando Baptista, que
correu com um Ford Mustang Shelby GT500 e atingiu 324,809 km/h, na aferição
oficial. Desempenho que impressionou a todos os que acompanhavam o evento.
Essa disputa era percebida também pelos modelos favoritos dentre os utilizados
pelos pilotos. As Ferraris 458 Italia eram as mais requisitadas para fotos, mas
quem tinha uma câmera procurava o grupo de Mustangs Shelby, levados a Gavião
Peixoto pela equipe BTS, de São Paulo.
Foram 13 carros preparados especialmente para essa disputa. Uma preparação
mecânica e também psicológica. "Sim, o carro é importante, mas o piloto
tem de ter concentração, senão sai 'derretendo' na largada e perde no final.
Nossos carros tem um estudo grande para que sejam mais rápidos ainda e quase
sempre batemos as metas", contou Marcelo Bini, um dos participantes da
prova.
PISTA
É praticamente consenso que a pista particular para testes de pousos e
decolagens da empresa brasileira - a quinta maior do mundo em comprimento, com
4.967 m -, é a melhor para esse tipo de evento por permitir que todos os
participantes extraiam o máximo de seus carros com total segurança.
"Esta é uma pista que permite para a gente conhecer a essência do carro, e
por isso é a melhor do ano. Várias marcas são batidas aqui e corremos sem toda
aquele preocupação de 'estragar' o carro", afirmou Tom B., que correu com
um Porsche 993 Carrera 2. "Fora que, pela distância de São Paulo, tem a
viagem e no hotel sempre encontramos um grande grupo de amigos. É a família
Driver Cup", completou.
DESAFIOS
O empenho e o trabalho para ter sucesso nas 18 categorias da Driver Cup são
metas que todos os participantes buscam. Com a regulamentação específica de
cada categoria e a disputa concentrada no evento, não é simples definir
parâmetros. Assim, entram na pista as apostas entre os amigos, pagas com
churrascos.
Um exemplo disso foram Luciano Neto e Sérgio Valente. "Apostamos que, quem
ficasse para trás pagava um churrasco. E eu não perco para ele não",
brincou Luciano, comemorando ao ver o resultado final no painel depois de ter
registrado 285,215 km/h e bater o recorde da Classe 16. Mas a marca não foi
suficiente e ele perdeu a aposta. Sérgio fez 285,679 km/h.
TREINO
A etapa da Embraer Gavião Peixoto teve ainda um treino em clima de total
descontração para a nova categoria RS3000 (Rolling Start 3000). Neste formato,
os participantes largaram com o carro parado, percorreram a distância de 300 m
mantendo a velocidade em 90 km/h (com aferição nos últimos 25 m deste trecho)
e, em seguida, tiveram mais 2.700 m de aceleração plena.
Ao final do percurso, foi aferida a velocidade alcançada. A
"brincadeira" serviu para testar um novo equipamento com sensores,
sinaleira de largada e painéis de visualização de resultados adquirido pela
Driver.
CALENDÁRIO
A temporada 2013 da Driver Cup segue e o próximo evento é no dia 29 de julho,
com treino da Track Night no Autodrómo de Interlagos, em São Paulo (SP).
O calendário tem as seguintes etapas: Campo de Provas da TRW (Limeira), Unidade
Embraer Gavião Peixoto (já realizadas), Aeroporto de São Joaquim da Barra,
Autódromo de Interlagos (2 etapas) e Autódromo Velo Città (Mogi-Guaçu).
Em 2012, 259 pilotos já participaram da competição.
RECORDES
Foram superados dez recordes nesta segunda etapa da Driver Cup. Confira os
números:
Grupo 1 (para motores com sobrealimentação)
Classe 9 (motores de 1.601 cm3 a 2.000 cm3)
Golf GTi (Everson de Camargo)
311,271 km/h
Classe 10 (2.001 cm3 a 2.500 cm3)
Mitsubishi Lancer EVO VII (Décio de Faria Lima Filho)
304,966 km/h
Classe 11 (2.501 cm3 a 3.000 cm3)
Mitsubishi 3.000 GT VR-4 (José Ruette Filho)
268,781 km/h
Classe 12 (3.001 cm3 a 3.500 cm3)
Maserati 3.200 GT (Marcelo Pires Pinheiro)
275,574 km/h
Casse 14 (4.001 cm3 a 4.500 cm3)
BMW M5 F10 (Hugo Cagno Filho)
276,898 km/h.
Grupo 2 (para motores sem sobrealimentação)
Classe 11 (2.501 cm3 a 3.000 cm3)
BMW M3 E36 (José Fernando Abreu)
222,763 km/h
Classe 13 (3.501 cm3 a 4.000 cm3)
Porsche 911 GT3 (Marco Pellucio)
271,627 km/h
Classe 14
Audi RS5 (José Franco Junior)
250,264 km/h
Classe 16 (5.001 cm3 a 5.500 cm3)
Audi R8 V10 (Luciano Simões Neto)
285,215 km/h
Classe 18 (6.000 cm3 acima)
Chevrolet Corvette Z06 (Marcelo Ponte Brandão)
277,937 km/h.
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