Duas corridas, duas pole positions - e agora a primeira
vitória na temporada junto da liderança do campeonato. O Audi RS 5 DTM foi
imbatível na segunda corrida da DTM em 2013, disputada neste domingo (19) em
Brands Hatch (Inglaterra). Com este resultado, a Audi também colocou um ponto
final na sequência de quatro vitórias da BMW, que terminou em segundo lugar com
Bruno Spengler - melhor resultado de um carro da marca nesta etapa.A bordo do Audi RS5 DTM da equipe Audi Sport Team Phoenix, Mike Rockenfeller
largou na pole position e celebrou uma vitória incontestável em uma prova
disputada em perfeitas condições. Durante as 98 voltas, o vencedor de Le Mans
em 2010 controlou o ritmo dos adversários e cruzou a linha de chegada com 7s641
de vantagem para o segundo colocado. Ao conquistar sua segunda vitória no DTM
depois da prova de Zandvoort em 2011, "Rocky" agora lidera a
classificação com um ponto de vantagem para o atual campeão, Bruno
Spengler.
"Esta foi uma corrida daquelas que todo piloto deseja", disse
Rockenfeller. "Larguei bem e consegui determinar o ritmo. Os pneus macios
se desgastaram mais rápido do que em Hockenheim, e isso nos surpreendeu. Mas
muitos outros pilotos tiveram o mesmo problema e nós adotamos a estratégia
correta. Meu carro funcionou perfeitamente e a equipe Team Phoenix foi
brilhante nos dois pit-stops. Agradeço a eles por isso. Depois de Hockenheim,
nós trabalhamos realmente como um time e o resultado apareceu hoje",
acrescentou.
"Não foi apenas a vitória que confirmou o trabalho duro durante o inverno,
mas também a forma como Mike (Rockenfeller) comandou a corrida para chegar
lá", comentou Dieter Gass, que exerce a função de chefe da Audi Sport no
DTM desde abril. "Ele foi capaz de controlar a corrida por 98 voltas e não
cometeu nenhum erro. Seu time fez tudo certo na estratégia e executou dois pit
stops perfeitos. Nós já tínhamos visto em Hockenheim que a performance dos Audi
RS 5 DTM era competitiva. E é gratificante que conseguimos canalizar esse
potencial para uma vitória hoje e encerrar a sequência de vitórias da
BMW".
O público presente em Brands Hatch acompanhou uma corrida eletrizante do DTM,
assim como as arquibancadas de Hockenheim haviam visto na abertura da
temporada. O sistema de asa móvel (DRS) e os pneus macios foram determinantes
para grandes duelos e ultrapassagens espetaculares. Com Mattias Ekström (Red
Bull Audi RS 5 DTM) e Timo Scheider (AUTO TEST Audi RS 5 DTM), respectivamente
na sétima e nona posições, outros dois pilotos Audi (ambos da Audi Sport Team
Abt Sportsline) marcaram pontos.
Depois de um treino de classificação abaixo do esperado, Ekström largou com
pneus mais duros e trocou pelos mais macios ainda na quarta volta. Graças à
estratégia, o piloto sueco ganhou posições e, do 12º lugar no grid, cruzou a
linha de chegada em sétimo.
Miguel Molina ficou fora da zona de pontos por apenas 0s563. O espanhol perdeu
a décima posição para Pascal Wehrlein pouco antes do fim. Jamie Green terminou
a corrida em seu país na 15ª posição. Filipe Albuquerque ficou em 17º depois de
duas penalizações e foi o melhor da equipe Audi Sport Team Rosberg. Adrien
Tambay terminou em 18º depois de cumprir um drive-through por conta do
incidente com Andy Priaulx. Edoardo Mortara, por sua vez, era o sétimo colocado
na parte final da corrida, mas recebeu teve de cumprir um drive-through e, na
sequência, abandonou a nove voltas do fim.
A terceira etapa de 2013 no DTM será disputada daqui a duas semanas, no Red
Bull Ring, em Spielberg, na Áustria. Lá, Edoardo Mortara (Audi Sport Team
Rosberg) venceu no ano passado. Veja o resultado completo da prova deste
domingo em Brands Hatch:
1- Mike Rockenfeller (Phoenix Audi), 1h11min28s719
2- Bruno Spengler (Schnitzer BMW), a 7s641
3- Robert Wickens (HWA Mercedes), a 24s368
4- Marco Wittmann (MTEK BMW), a 24s964
5- Joey Hand (RBM BMW), a 26s076
6- Gary Paffet (HWA Mercedes), a 25s071
7- Mattias Ekström (Abt Audi), a 36s523
8- Christian Vietoris (HWA Mercedes), a 38s940
9- Timo Scheider (Abt Audi), a 39s519
10- Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes), a 40s290
11- Miguel Molina (Phoenix Audi), a 40s853
12- Dirk Werner (Schnitzer Audi), a 1 volta
13- Martin Tomczyk (RMG BMW), a 1 volta
14- Timo Glock (MTEK BMW), a 1 volta
15- Jamie Green (Abt Audi), a 1 volta
16- Roberto Merhi (HWA Mercedes), a 1 volta
17- Filipe Albuquerque (Roberg Audi), a 1 volta
18- Adrien Tambay (Abt Audi), a 1 volta
19- Andy Priaulx (RMG BMW), a 2 voltas
20- Daniel Juncadella (Mucke Mercedes), 2 voltas
Não completaram:
Edoardo Mortara (Rosberg Audi), 87 voltas completadas
Augusto Farfus (RBM BMW), 65 voltas completadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário