sexta-feira, 17 de maio de 2013

JAGUAR XF: SEDÃ DE LUXO QUE QUEBRA PARADIGMAS



Por fora ele parece um coupê esportivo puro-sangue, um legítimo Jaguar inspirado nos carros mais velozes produzidos pela Jaguar. Por dentro, o XF se revela um sedã de 4 portas confortável, com tecnologias de ponta e requinte característicos da marca. Com design contemporâneo, o modelo se mostra uma excelente opção dentro do segmento de sedãs de luxo.Projetadopelo celebrado engenheiro Ian Callum, o veículo segue a nova tendência na linguagem de design da Jaguar, dando ao carro uma cara esportiva e dinâmica. Essas características ficam evidentes na versão que traz motor V6 de 3.0 litros Supercharged, com 340 cavalos de potência. O câmbio ZF de oito velocidades proporciona respostas rápidas e sensação de segurança e esportividade ao volante.

Sua característica mais impressionante é o JaguarDrive SelectorTM, sistema que literalmente aposenta a alavanca de câmbio, dando lugar a um botão giratório que se “levanta” quando o carro é ligado. Isso faz com que o espaço interno do modelo seja bastante otimizado. O motorista pode optar também pelo sistema Jaguar Sequential ShiftTM, que permite a troca manual por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

O principal módulo de controle do XF governa diversas funções essenciais de segurança, como Ajuda para Frenagem de Emergência (EBA), Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Sistema Antitravamento de Frenagem (ABS), Controle de Tração mediante intervenção em motor e freios, Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e Controle de Frenagem em Curvas (CBC). E, pela primeira vez, o XF inclui o Sistema Dinâmico de Estabilidade Anticapotamento, projetado para reduzir a perda de aderência mediante intervenção no regime do motor e no sistema de frenagem para desacelerar o carro e ajudar a restabelecer a aderência às rodas dianteiras.

Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo e dar a partida com um simples toque no botão Start/Stop localizado no painel. O botão Start ilumina-se e pulsa em vermelho. Quando é pressionado uma vez, as saídas de ar-condicionado abrem-se e a alavanca de câmbio, em formato cilíndrico, eleva-se suavemente. Toda essa seqüência dá a impressão de que o carro está criando vida.O sistema de entretenimento ainda dispõe de interface de dispositivos portáteis de áudio (iPod, iPhone, USB, Aux.) e Bluetooth de última geração. O carro utiliza tecnologia intuitiva por meio do JaguarSense, com abertura de porta-luvas sensível ao toque.

O acabamento do XF segue o requinte e o conforto característicos da Jaguar, elegantemente produzido com materiais de elevada qualidade, com couros “soft-grain” com costura dupla e modernos compensados de madeiras combinados com o uso de alumínio em todas as versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário