A Ford comemorou
os 86 anos da decisão de produzir o Ford Modelo A, sucessor do emblemático
Modelo T. O lançamento do carro, que acaba de ganhar um museu exclusivo nos
Estados Unidos, foi marcado também por uma das maiores campanhas publicitárias
da história em jornais e cartazes de rua, que levou à encomenda de 727.000
veículos em poucos meses.
Henry Ford aprovou a campanha de lançamento do
Modelo A, considerada na história como a mais audaciosa da indústria automobilística
em todos os tempos: somente nos Estados Unidos, quase 10 milhões de pessoas
viram o carro nas primeiras 36 horas de exposição, em diferentes locais.
A expectativa era grande até a milionária campanha estrear em 2 de dezembro de 1927, em 2.000 jornais dos Estados Unidos, ocupando páginas inteiras durante cinco dias.
Os
distribuidores Ford receberam cerca de 4.000 unidades do veículo para
propaganda, além de fotos e cartazes. Houve ainda uma campanha itinerante com
caminhões transportando o Modelo A. Eles paravam apenas uma hora em cada
distribuidor para que os interessados pudessem vê-lo e fazer as encomendas.
Durante o
período em que foi produzido, do final de 1927 ao começo de 1932, o Modelo A
atingiu quase 5 milhões de unidades.
Missão difícil
A missão do novo
veículo era difícil: substituir o ícone Modelo T, que teve 15 milhões de
unidades produzidas e levou milhares de pessoas a escrever reclamando do seu
fim. Em uma decisão ousada, em 25 de maio de 1927 Henry Ford paralisou suas 44
fábricas em todo o mundo, inclusive a de São Paulo, durante seis meses para a
troca do modelo.
Nessa transição,
milhares de pequenas ferramentas e aparelhos de precisão foram substituídos e
como o novo Ford tinha cerca de 6.800 peças diferentes (o modelo T tinha menos
de 5.000) novos fornecedores foram contratados.
Museu Modelo A
O Modelo A acaba de ganhar um museu exclusivo
em sua homenagem, inaugurado na cidade de Hickory Corners, a 185 km de Detroit.
O prédio, de 1.200 metros quadrados, é a réplica de um distribuidor Ford de
1928, incluindo boxes de serviço e bombas de gasolina - registrando o preço de
18 centavos de dólar por galão.
"O Modelo A
é um carro que marcou época", diz Michael Spezia, diretor executivo do
Gilmore Car Museum, onde o Museu do Ford Modelo A está instalado. "Foi um
automóvel acessível e muito popular, que milhões de pessoas usaram e
apreciaram."
Entre as
centenas de Modelos A expostos, estão o que Henry Ford dirigiu no final da
linha de montagem em 1927 para apresentar ao seu amigo Thomas Edison. Há também
um ônibus de 1930 baseado no Modelo A que foi usado para transporte escolar em
El Monte, na Califórnia. Outros destaques são um caminhão original do serviço
postal e um Modelo A especial com tração dupla utilizado na construção da
famosa Barragem de Hoover, no Rio Colorado.
O museu foi
construído pela Fundação Ford Modelo A (MAFFI), entidade sem fins lucrativos
fundada em 1987 para preservar o veículo e objetos da época, com a colaboração
de milhares de fãs. Além de automóveis, ele expõe motores, roupas, objetos,
fotos da fábrica, desenhos e materiais de pesquisa.
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