Um estudo
recente da Cisco sobre a experiência do consumidor (Cisco Customer Experience
Report) do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia desde o
processo de escolha e compra à manutenção e à direção do veículo. Os
consumidores estão usando mais as tecnologias de comunicação (como celular,
mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação
embarcada) para se conectarem com montadoras e revendedoras. Os resultados
mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a
reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo.
Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.
O estudo
pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá,
China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia. Vamos aos
principais destaques:
Antes de comprar um veículo, os consumidores
preferem começar o processo on-line.
• A maioria
dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos
consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro on-line,
contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma
concessionária.
• Confiança
no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas
para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78%
dos consumidores confiam em suas pesquisas online.
• O impacto
do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem
monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade
máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro,
35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em
estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.
• Monitorar
custos de manutenção do automóvel: a demanda dos consumidores por monitoramento
de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que
comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento
mensal para combustível e manutenção automotiva.
Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia.
•
Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos
de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.
• Mais
segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões
digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do
carro.
• Carro
customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos
de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência
de direção mais customizados.
• Veículos
não pilotados: mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que
provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que
dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito
são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.
• Crianças a
bordo: a confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se
permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os
brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos
em carros automatizados sem motoristas.
• Os
consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha,
onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.
MECÂNICA ONLINE
Fórmula Truck – A categoria realizou uma grande festa em sua
terceira corrida da Temporada 2013 em Caruaru, Pernambuco. Com um público
estimado de 50 mil pessoas, a única etapa no Nordeste foi válida para os
campeonatos brasileiro e Sul-americano. A vitória foi do gaúcho Régis Boessio.
Caminhões Mercedes-Benz, Volkswagen/MAN, Iveco e Scania "subiram" no
pódio.
RECALL - Devido ao risco de acidentes decorrentes de
falhas nos freios, a Peugeot Citroën do Brasil está chamando 811 proprietários
de modelos Peugeot 308, versão Feline e 408, versão Griffe - ambos com motor
1.6 THP, fabricados em 2011 e 2012, para verificação do tubo de vácuo do
sistema de freios.
Nissan LEAF - Primeiro modelo 100% elétrico produzido em larga
escala, atingiu a marca histórica de 25 mil unidades comercializadas somente
nos Estados Unidos, reforçando a posição de veículo elétrico mais vendido no mundo
com 62 mil unidades desde dezembro de 2010.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário