Para muitos o universo na fabricação de um automóvel
diretamente em sua linha de produção além de envolver muitos colaboradores e
processos de administração de ferramentas, pode consistir de um ambiente antigo
e desorganizado. Já imaginou então como seria a fabricação de um caminhão?Essa
imagem está cada vez mais distante dos processos atuais. Inovação combinando
com eficiência revelam novas formas de gestão, característica que sempre
acompanhou a indústria automobilística em todo o mundo, responsável pelas
principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho.
Clique na imagem para ampliar |
Como exemplos as inovações introduzidas por Henry Ford
com a produção em massa, a criação de grandes corporações industriais
verticalizadas na General Motors, a produção enxuta desenvolvida na Toyota, os
Grupos Semiautônomos implementados na Volvo e, mais recentemente, o Consórcio
Modular implementado na fábrica da Volkswagen em Resende, Rio de Janeiro, que
aplica uma forma radical de outsourcing (mão-de-obra terceirizada),
constituindo-se na transferência de diversas atividades, que antes faziam parte
das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores.
Clique na imagem para ampliar |
Mais do que um projeto inovador em termos de tecnologia e
de respeito ao colaborador e ao meio-ambiente, a gestão funciona da seguinte
forma: sete parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. São
eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e
suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da
cabine), a Carese (pintura) e a Continental (acabamento da cabine). O controle
de qualidade do produto é de total responsabilidade da MAN Latin America,
fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.
Clique na imagem para ampliar |
O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção,
investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na
produção de veículos diferenciados.
Os parceiros não participam do lucro final dos produtos.
Eles continuam sendo fornecedores, com a grande diferença de também montar as
peças que vendem. Na fábrica, compartilham com a Volkswagen toda a
infraestrutura, o que inclui o restaurante e o ambulatório.
Clique na imagem para ampliar |
A estratégia aumenta a produtividade e torna a montagem
mais eficiente e flexível. Além disso, ao compartilhar a produção com os
parceiros, a empresa consegue se concentrar mais em outros aspectos de seu
negócio, como a logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao
consumidor e, em especial, o desenvolvimento de novos produtos.
Clique na imagem para ampliar |
A modularização da produção acarretou mudança do foco das
empresas e por conseguinte em toda a cadeia produtiva. Na indústria
automobilística primeiramente as montadoras focalizavam a montagem, com o
surgimento do Fordismo. Depois surgiu a terceirização na General Motors. E hoje
as empresas estão focando seus negócios no projeto, qualidade, distribuição e
comercialização de seus produtos, confiando a montagem à outra empresa em um
elo de parceria.
Como a indústria automobilística foi sempre referência em
termos de modelo de produção no mundo, espera-se que os demais setores
industriais sigam a mesma tendência de modularização, surgindo assim um novo
sistema de produtos sem fábricas, ancorados em suas marcas. O sucesso desse
sistema de gestão poderá no futuro tornar-se um novo paradigma do modelo de
organização.
MECÂNICA ONLINE
Parabéns – Randon Veículos comemora 40 anos
projetando, desenvolvendo, fabricando e importando equipamentos especiais,
voltados para o segmento do mercado de Construção, Mineração, Florestal e Peças
de Reposição. São fornecidas peças de reposição e serviços de assistência
técnica por meio da Rede de Concessionários (Distribuidores). Em Caxias do Sul
(RS), a empresa ocupa uma área construída de 4.400m², dentro do Complexo
Industrial Interlagos das Empresas Randon.
Fórum Abraciclo 2013 - As cidades brasileiras
ainda não estão preparadas para receber os ciclistas nas ruas. Além de poucos
trechos de ciclovias, a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte não
está inserida em nossa população. “A legislação brasileira foi pensada, em
geral, para as pessoas que utilizam carros. Os próprios ciclistas não conhecem
seus direitos”, afirmou o arquiteto, urbanista, professor da FAU/USP e vereador
da cidade de São Paulo, Nabil Bonduki.
Fiat em Pernambuco - Somarão R$ 7 bilhões os
investimentos da Fiat e alguns de seus fornecedores na nova unidade industrial
que está em construção em Goiana, Pernambuco, segundo divulgou a
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além da linha de produção de automóveis com
capacidade para 250 mil unidades/ano, a nova planta industrial da Fiat incluirá
fábrica de motores, campos de provas, centros de desenvolvimento tecnológico e
de capacitação profissional.
Novo Audi A3 Sport - O hatch premium alemão chega
às concessionárias da marca neste mês custando R$ 115 mil, já equipado com uma
extensa lista de itens de série, como o Audi Drive Select com cinco modos de
condução. Ele vem equipado com motor 1.8 TFSI de 180 cv e acelera de 0 a 100
km/h em 7,2 segundos. O sistema Start-stop, de série, desliga o motor quando o
veículo está parado e auxilia na redução do consumo e das emissões.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário