O esperado tufão não apareceu e o alemão Sebastian Vettel
deu mais uma exibição de superioridade ao dominar o GP da Coréia no mais
autêntico estilo barba-cabelo-bigode: largou na pole position, liderou de ponta
a ponta e fez melhor a volta da corrida. Kimi Räikkönen e Romain Grosjean
completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente, repetindo o
resultado que o time de Enstone conquistou nos GPs do Bahrain e Alemanha. Em
Sçao Paulo, ontem, o Painel Motorsport do Congresso 2013 da SAE Brasil reuniu
especialistas e apaixonados para debater o futuro do automobilismo nas próximas
três temporadas, quando o Brasil vai promover a Copa do Mundo de Futebol em
2014 e o Jogos Olímpicos de 2016.
Na Coréia, Felipe Massa prolongou seu calvário em busca
da ressureição: arriscou na primeira volta e ao frear na parte suja da entrada
para a curva 3 rodou e ficou fora da luta pelas primeiras posições. Esta
reportagem da SKY TV britânica mostra bem o erro do brasileiro, veja clicando aqui. Enquanto isso Vettel ganhou a
quarta corrida seguida e agora soma 272 pontos, contra 195 de Fernando Alonso;
esta situação permite que o alemão garanta o título da temporada – o quarto
consecutivo em sua carreira -, no GP do Japão, caso após a corrida de domingo
próximo, em Suzuka, Japão, aumente para 100 pontos a vantagem sobre o espanhol.
Não aposte contra essa possibilidade...
A previsão do tempo para a corrida Coréia indicava a
possibilidade de chuvas fortes e até um tufão, mas a ventania acabou
acontecendo mesmo de outras formas. Na pista Sergio Perez teve problemas com os
pneus Pirelli: ele ocupava o quarto lugar quando o pneu dianteiro direito
estourou, o que forçou uma parada para trocar a asa dianteira e substituir os
borrachudos italianos. Perez e Mark Webber reclamaram, após a prova, do padrão
de qualidade da Pirelli, queixa à qual Paul Hembery – líder da marca italiana
-, retrucou dizendo que sua empresa “faz o que foi pedido para ser feito”.
Fora dos incidentes ou acidentes na pista, a Radio
Paddock entrou no ar em edição extraordinária para contar que Ross Brawn teria
assinado contrato para trabalhar na McLaren da temporada do ano que vem. Embora
Niki Lauda – um dos líderes do time alemão -, tenha desmentido a notícia,
Martin Whitmarsh, seu par na escuderia inglesa, disparou que em breve anunciará
contratações bombásticas. A chegada de Paddy Lowe, ex-McLaren e diferenças
entre os estilos de Lauda e Brown engrossam o caldo desta sopa que pode ser a canja
que vai revigorar o time de Button e Perez e que atualmente disputa o
vice-campeonato de construtores ponto a ponto com a Ferrari.
Whitmarsh carregou no tempero e foi além: voltou a falar
que Alonso será sempre bem-vindo na equipe, deixando claro que para 2015 vai
aliciar o espanhol mais intensamente e que o acolheria até mesmo em 2014. Para
os brasileiros o mercado de pilotos ganhou contornos mais claros, mas ainda
distante do padrão de definição que identifica telas e monitores de última
geração. Frente às características dos carros da próxima temporada pilotos de
pequena estatura e baixo peso têm o passe valorizado, o que ajuda Felipe Massa,
ainda sem endereço definido para o ano que vem, e prejudica Nico Hulkenberg,
seu grande rival nas vagas da Lotus e Sauber, em princípio as mais próximas do
futuro do brasileiro.
Enquanto isso o propalado interesse do time suíço em
contratar Rubens Barrichello perdeu embalo: a líder da Sauber, Monisha
Kaltenborn, se viu obrigada a explicar o que já estava claro para muitos quando
surgiram os rumores sobre seu interesse pelo brasileiro:
“Eu não acho que seria correto ou elegante dizer, curto e
grosso, que não queríamos conversar. Porém, é melhor deixar as coisas claras e
afirmar que ele não pilotar para nós.”
Calendário de testes em 2014 terá quatro datas
Bahrain, Barcelona, Silverstone e Abu Dhabi serão os
quatro circuitos onde as equipes de F1 farão testes oficiais durante a
temporada do ano que vem, sempre nas terças e quartas feiras após o GP nesses
locais. Pelo calendário atual o primeiro teste acontece após dois finais de
semana de corrida – Malásia e Abu Dhabi, situação que pode prejudicar as
equipes por acontecer fora da Europa e no início da temporada. O circuito de
Yas Marina deverá viver a F1 intensamente em 2014, posto que vai sediar dois
testes pré-temporada.
Congresso da SAE teve Painel Motorsport
Evento já consolidado dentro do Congresso anual da SAE, o
Painel Motorsport reuniu ontem (7/10) no Expo Center Norte representantes de
quatro segmentos distintos para debater a situação atual e o futuro do esporte
no Brasil. Com mediação deste colunista participaram do evento Dito Giannetti
(do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), Alexandre Nascimento
(presidente da Associação Paulista dos Pilotos de Marcas) Sergio Jimenez
(piloto e presidente do Super Kart Brasil) e Cláudio Fontoura (promotor da
Fórmula Júnior no Rio Grande do Sul). Ao final do encontro houve o consenso que
o Painel Motorsport 2013 terá um impacto inédito em consequência das decisões e
acordos firmados no evento.
Os quatro debatedores concordaram que a crise de
liderança política no esporte só poderá ser vencida com a união dos pilotos e
organizadores e durante o painel propuseram ações de curto prazo: Jimenez e
Fontoura decidiram trabalhar juntos para levar os jovens do SKB à categoria
escola promovida pelo gaúcho e Nascimento e Giannetti iniciaram negociações
para realizar provas do Paulista de Marcas no circuito piracicabano. Além
disso, Fontoura e Nascimento aprofundaram as negociações para realizar uma
prova de exibição de F-Jr no encerramento da temporada paulista deste ano.
Sandro Kuschnir, representante do vereador Floriano Pesaro, ofereceu os
recursos da Câmara Municipal paulistana para sediar reuniões que garantam a
continuidade desse debate e consequente implantação das propostas discutidas.
Com problemas de câmbio Helinho troca liderança por
segundo lugar
Depois de liderar praticamente toda a temporada o
brasileiro Hélio Castro Neves vai para a prova final da temporada 2013 da F
Indy em segundo lugar, 25 pontos atrás de Scott Dixon. O brasileiro chegou a
Austin, penúltima etapa da temporada, com 49 pontos de vantagem sobre o
neozelandês nascido em Auckland, Austrália; o campeonato da categoria termina
no super-oval de Fontana (Califórnia), dia 19. A prova do último domingo foi
marcada por um acidente espetacular depois que o carro de Dario Franchitti
decolou e avançou contra o alambrado em uma tentativa de ultrapassar o japonês
Takuma Sato. Levado para o hospital, o piloto escocês foi diagnosticado com
fraturas no tornozelo direito e na coluna e sua recuperação dispensará
cirurgia. Veja o acidente clicando aqui.
Caro Wagner agradeço suas palavras e aproveito para parabeniza-lo pela mediação do evento de ontem.Conte conosco.
ResponderExcluirAbs Sandro