terça-feira, 8 de outubro de 2013

F-Truck: pilotos de caminhões Mercedes-Benz buscam início reação em Guaporé

A temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck foi marcada por fases distintas para os pilotos que competem com caminhões da Mercedes-Benz. Depois de terem vencido as quatro primeiras corridas do ano, eles amargaram, em termos gerais, uma queda de rendimento nas três etapas seguintes. Um panorama que os cinco pilotos da marca tentam reverter a partir da oitava etapa, neste domingo (13) em Guaporé (RS).Quatro dos representantes da Mercedes-Benz aparecem entre os seis primeiros na tabela de pontos. 

O melhor colocado é Geraldo Piquet, brasiliense que defende a ABF Santos Desenvolvimento tendo ido ao pódio três vezes nas seis corridas que disputou – esteve fora da segunda etapa, em Londrina (PR), por conta de uma contusão. Piquet venceu a quarta corrida, em Goiânia, e foi o segundo na primeira, em Viamão (RS), e na sexta, em Cascavel (PR).“Desde a primeira etapa a gente fez dobradinha e mostrou que está bem de performance”, lembra Piquet, citando a vitória de seu parceiro paranaense Wellington Cirino em Viamão. “Temos enfrentado problemas de quebras, e até a corrida passada na Argentina, onde fiquei em oitavo, quando o caminhão ia até o fim eu era primeiro ou segundo. Resolvendo a questão das quebras, tanto eu quanto o Cirino somos sérios candidatos ao título”, proclama.

Cirino, campeão de 2001, 2003, 2005 e 2008, está em quinto na tabela. Depois da vitória na abertura do campeonato na pista de Tarumã, só voltou ao pódio na sexta etapa, em Cascavel, onde cruzou a linha de chegada como terceiro colocado. “O campeonato ainda está aberto para muitos pilotos, mas a partir da corrida em Guaporé essa concorrência fica mais afunilada. Por isso é importante trabalharmos por uma vitória lá”, diz o paranaense.
Paulo Salustiano reconhece que a marca viveu um momento dos mais positivos no início do ano. “Estávamos um pouco à frente”, relembra o paulista da ABF Racing Team. “Os MAN estavam começando o desenvolvimento, a Iveco também estava buscando evolução e nós, que corremos com Mercedes-Benz, aproveitamos. Aí as outras marcas se aproximaram e, ao mesmo tempo, passamos a ter problemas com a resistência dos caminhões”, descreve.Salustiano liderou o campeonato depois das três primeiras etapas, com uma vitória, um segundo e um terceiro lugar. “E, depois disso, nunca mais vi a bandeira quadriculada. Terminei só três corridas e ainda estou em quarto lugar no campeonato. Fizemos alterações no caminhão buscando resistência, agora é chegar a Guaporé e ver que tudo vai dar certo. Vou lá em busca de vencer, ou de somar pontos para continuar disputando o título”, resume.
Parceiro de Salustiano na ABF Racing Team, Pachenki estipulou como meta para sua primeira temporada na Fórmula Truck terminar o ano no grupo dos dez primeiros colocados no campeonato. “Ainda dá para chegar lá, apesar de eu ter abandonado as três últimas corridas”, aposta o paranaense, 11º na tabela de classificação com duas aparições no pódio – foi terceiro na segunda etapa, em Londrina, e quarto na quarta corrida, em Goiânia.“Eu considero que venho andando melhor desde a etapa de Goiânia, por estar bem mais adaptado ao caminhão, só que os resultados não apareceram por causa dos abandonos”, comenta Pachenki. A oitava etapa vai proporcionar uma experiência inédita ao piloto. “Nunca corri em Guaporé, mas acho que vou me adaptar bem à pista. As duas últimas etapas serão em pistas que conheço e onde gosto de correr”, acrescenta, citando Curitiba e Brasília.
O outro piloto da Fórmula Truck inscrito com um Mercedes-Benz é Régis Boessio, único gaúcho no grid. Sexto colocado no campeonato, ele enfrentou problemas nas quatro últimas etapas, depois de um quarto e um segundo lugar e uma vitória nas três primeiras etapas. Piloto da ABF Desenvolvimento Team, ele comemorou justamente na etapa de Guaporé (RS), em outubro passado, a conquista de sua primeira pole-position na categoria.

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