A Ford comemora
hoje 100 anos da linha de montagem de automóveis em série, uma criação de Henry
Ford que marca a era moderna da produção em massa.Do início da montagem do Modelo T aos
dias atuais, a Ford expandiu sua estrutura global e, até 2017, vai aumentar
ainda mais a flexibilidade de seus processos para produzir em média quatro
diferentes modelos em cada fábrica ao redor do mundo.Assim, a Ford comemora a
data desenvolvendo novas tecnologias que podem mais uma vez revolucionar a
produção em massa nas próximas décadas, ganhando poder de adaptação para
atender às variações da demanda. A empresa prevê que 90% de suas fábricas no
mundo irão operar em altas escalas de trabalho aumentando em mais de 30% o
tempo de produção.
Novas fábricas
globais
A expansão na
capacidade global da Ford ajudou a preservar empregos em todo o mundo e
permitirá à empresa produzir cerca de 6 milhões de veículos em 2013 -
aproximadamente 16 unidades a cada minuto. Até 2015, a Ford vai inaugurar 14
fábricas, incluindo a Fábrica de Motores de Camaçari, na Bahia, em 2014, e
outras na China, Rússia, Índia, Tailândia e Romênia., até 2017, praticamente
todos os veículos Ford serão produzidos com nove plataformas, aumentando a
eficiência da manufatura e entregando aos consumidores globais todos os
equipamentos, tecnologia e economia de combustível que eles desejam. Hoje, a
Ford utiliza 15 plataformas de veículos e tem a linha mais atualizada da
indústria.
Há 100 anos,
Henry Ford e seu time na fábrica de Highland Park lançaram a maior contribuição
do mundo para o avanço da manufatura - a primeira linha de montagem móvel. Ela
simplificou a montagem dos 3.000 componentes do Ford Modelo T, distribuindo-a
em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores, enquanto uma correia puxava
o chassi dos veículos ao longo da linha.
O novo processo revolucionou a produção
e diminuiu o tempo de montagem de cada veículo de 12 horas para cerca de 90
minutos. Reduzindo o custo, o tempo e a mão de obra necessários para construir
os carros, com o aprimoramento da linha de montagem através dos anos, Ford
conseguiu baratear o preço do Modelo T de 850 dólares para menos de 300
dólares. Pela primeira vez na história, veículos de qualidade eram acessíveis
para as massas. Em 1927, Ford produzia um Modelo T a cada 24 segundos e vendeu
mais de 15 milhões em todo o mundo - metade de todos os automóveis somados na
época.
Em 1914, a Ford
instituiu o dia de trabalho de 5 dólares, um salário significativo para a
época, que permitia aos empregados comprar os veículos que produziam. Essa
mudança gerou lealdade entre os empregados da Ford e abriu caminho para o
crescimento de uma nova classe média de consumidores, livres para viajar nas
estradas e buscar o sonho americano.Henry Ford expandiu rapidamente o seu
conceito de linhas de produção para várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Em 1919, autorizou o início da produção do Modelo T e, em 1921, construiu a
primeira linha de montagem brasileira em série na Rua Solon, no bairro do Bom
Retiro, em São Paulo.
Tecnologias para
o futuro
Hoje, a Ford está
aplicando tecnologias avançadas de manufatura que vão moldar o futuro. Os
engenheiros da Ford estão desenvolvendo, por exemplo, uma tecnologia
patenteada, única e altamente flexível, para moldar peças de metal de baixo
volume com rapidez. Conhecida como F3T (Ford Freeform Fabrication Technology),
ela vai reduzir os custos e o tempo de produção de peças estampadas para
protótipos, de dois a seis meses para três dias úteis.
Ao mesmo tempo, a Ford
está ampliando a utilização da impressão 3D para produzir componentes de
protótipos. Essa tecnologia permite criar múltiplas versões de uma peça e
destiná-las aos testes de engenharia no prazo de dias, em vez de meses.A Ford
também está investindo em inovações robóticas para aprimorar a qualidade e a
eficiência da produção. O sistema de detecção de sujeira, por exemplo, usa
visão robótica para criar um modelo digital de cada veículo na montagem final,
analisando a superfície da pintura e imperfeições em comparação com um modelo
perfeito.
Essa tecnologia
melhorou significativamente a qualidade superficial dos veículos Ford, ao mesmo
tempo em que libera os operadores da linha de montagem para cuidar de outras
ações mais complexas.Finalmente, por meio da "fábrica virtual", a
companhia pode melhorar a qualidade e cortar custos das fábricas no mundo real,
criando e analisando simulações por computador de todos os processos de
produção dos veículos. Isso inclui simulações de como os operadores se
movimentan na linha para atender os requisitos de ergonomia.
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