Foi em 1º de
outubro de 1963 que a fábrica de veículos comerciais de Wörth deu início à
produção de cabines. Hoje, um em cada dois caminhões da Mercedes-Benz
registrados na Alemanha é produzido na cidade que fica a 25 quilômetros de
Berlim. Considerada a maior fábrica de caminhões do mundo, essa unidade já foi
responsável pela produção de mais de 3,6 milhões de veículos em 50 anos. Os
pesados são fornecidos para 150 países ao redor do mundo e a fábrica emprega
cerca de 12 mil funcionários. Além
dos veículos da família Actros, Arocs, Axor, Antos e Atego, em Wörth, a Daimler
fabrica os caminhões especiais Mercedes-Benz, que incluem as linhas Unimog,
Econic e Zetros. Mais de 100.000 veículos são fabricados nessa unidade por ano.
Com cerca de 480.000 metros quadrados, a planta de Wörth produz 470 caminhões
por dia.
Na virada do
século 21, Wörth tornou-se palco de uma iniciativa de remodelação inédita
adotada pela Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais. Foi neste mesmo
cenário que, em 1996, o caminhão pesado Actros, totalmente redesenhado, fez sua
estreia. Dois anos mais tarde, a companhia apresentou os modelos de caminhões
da linha Atego. E em 2001, foi o lançamento da produção em série do novo
caminhão pesado Axor, ideal para os setores de transportes de longa distância e
para transportes pesados de curto percurso. O alto nível de competência na produção de veículos comerciais foi
aprimorado desde 2008 com o estabelecimento da central de desenvolvimento e
testes para caminhões.
Desde 2011, a
Mercedes-Benz tem usado o momento de transição para a norma de emissões Euro
VI, a fim de desempenhar maior ofensiva no desenvolvimento de veículos
comerciais no histórico da Empresa, que também envolvia uma revisão ampla do
portfólio de produção de Wörth. Após
50 anos, Wörth mantém o espírito fortalecido de quem nasceu e venceu os
primeiros dias turbulentos de meados dos anos 1960.
É isso que faz a maior
fábrica de caminhões do mundo ser especial e extraordinária.
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