Comemoração na Audi: a marca atinge hoje a produção
de seis milhões de unidades equipadas com tração integral quattro. O carro que
assinala esta marca sai da linha de montagem da fábrica de Ingolstadt, um ano e
meio após o número de modelos com a tração quattro ter superado cinco milhões
de unidades. Será um Audi SQ5 3.0 TDI quattro cinza metálico, destinado a uma
família nos Estados Unidos.
O novo recorde de produção representa o sucesso
global da tecnologia Audi quattro. Desde o lançamento do primeiro Audi com
tração permanente nas quatro rodas, em 1980, essa tecnologia conquistou as
estradas do mundo. Com aproximadamente 170 versões quattro, a Audi oferece a
maior seleção de veículos com tração nas quatro rodas entre as fabricantes de
veículos premium.
"Dinamismo e esportividade, o máximo em
precisão técnica e segurança – esses são os detaques da tecnologia Audi
quattro. Mais de 30 anos atrás, ela foi reconhecida como pioneira. Hoje, é
sinônimo de progresso tecnológico", declara o Dr. Hubert Waltl, membro do
conselho de direção da AUDI AG para a área de Produção. Em fevereiro de
2013, a Audi comemorou a produção de cinco milhões de carros com tração
integral permanente. Apenas um ano e meio depois, a empresa atinge a
marca dos seis milhões. "Seis milhões de Audis quattro é um feito
extraordinário! Os trinta anos de sucesso desta tecnologia são resultado do
trabalho de nossa equipe de produção, que tem implementado consistente e
eficientemente o sistema de produção da Audi”, detalha Waltl.
"O conhecimento de nossos colegas no campo da tração integral é impressionante. Ele mostra o fundamento de nosso lema "Vorsprung durch Technik" (o avanço pela tecnologia) e contribui de forma importante para a imagem da marca", afirma Peter Mosch, presidente do Conselho de Trabalhadores da Audi. "Sem esta equipe qualificada e flexível não teria sido possível atingir esta marca em tão pouco tempo".
Em 2013, a Audi produziu um total de 710.095
automóveis com tração quattro. Nas duas fábricas da marca na Alemanha, em
Ingolstadt e Neckarsulm, um total de aproximadamente dois mil carros com tração
integral sai das linhas de montagem a cada dia. A tração integral conquistou
clientes em todo o mundo: 44% dos compradores da marca Audi escolheram modelos
quattro em 2013. Nenhum outro fabricante de carros premium vende mais carros
com tração integral. O modelo quattro mais vendido foi o Audi Q5, seguido pelo
Audi A4. A demanda por modelos da Audi com tração integral é especialmente
forte nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Oriente Médio. Os modelos da Audi
com tração quattro também tem grande procura na Alemanha: no primeiro
semestre deste ano, a empresa produziu aproximadamente 61.150 unidades de
modelos da Audi com tração quattro para o mercado alemão.
Com cerca de 170 versões quattro - com diferentes
carrocerias, motores e transmissões - a Audi oferece a maior variedade de
carros com tração integral entre todas as fabricantes de veículos
premium. A tecnologia quattro está disponível em toda a linha de modelos
da marca. Os modelos Audi Q7, Audi R8, Audi A4 allroad, Audi A6 allroad e todos
os modelos S e RS são fabricados apenas com tração quattro.
Em 1980, a marca apresentou a tração quattro pela
primeira vez no Salão de Genebra, na Suíça, com o legendário Audi quattro
original. Esse modelo, criado para ser produzido em pequena série, acabou sendo
fabricado até 1991. Desde então, a Audi tem desenvolvido constantemente o
sistema quattro.
A reputação internacional dessa tecnologia foi
alimentada tanto por campanhas publicitárias como por conquistas no
automobilismo esportivo: o anúncio de televisão em que um Audi 100 CS sobe uma
pista de salto de esqui em Kaipola, na Finlândia, tornou-se uma peça cult,
reproduzida por quase 30 anos. A conquista do piloto Walter Röhrl, em
1987, também é inesquecível. Ele estabeleceu um novo recorde com o Audi
Sport quattro S1 na famosa corrida de montanha de Pikes Peak, no estado
americano do Colorado. Sua relação de vitórias nas pistas inclui quatro
primeiros lugares no Campeonato Mundial de Rally, três primeiros lugares em
Pikes Peak, os títulos de pilotos e de marcas no campeonato TransAm (EUA), dois
títulos no DTM (campeonato alemão de carros de turismo), dez títulos no
National Super Touring Car Championship e um na Touring Car World Cup.
Após a tração integral ter sido excluída dos campeonatos de carros de turismo
de série, em 1998, os carros com esta tecnologia só voltaram a competir em
2012. Com o Audi R18 e-tron quattro com tecnologia híbrida, a equipe Audi
conquistou uma dupla vitória, que se repetiu nos anos seguintes, 2013 e 2014.
No Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a Audi levantou os títulos de
pilotos e de marcas com o carro-esporte híbrido nos anos de 2012 e 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário