sexta-feira, 4 de julho de 2014

Correios utilizam Renault Kangoo Elétrico para entregas em Curitiba


A entrega de encomendas dos Correios na região central de Curitiba passa a ser feita, a partir de hoje, por um veículo elétrico Renault Kangoo Z.E. O uso do veículo Zero Emissão da Renault se insere no Sistema de Gestão Ambiental dos Correios, cujo desafio é reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020. Além de Curitiba, o projeto envolve também Brasília, onde outro Kangoo Z.E. está sendo utilizado nas entregas no Setor Comercial, Asa Sul, Setor Hoteleiro Sul e Esplanada dos Ministérios.

Os testes com o Kangoo Z.E. têm duração de, inicialmente, quatro meses, com possibilidade de prorrogação por um ano. Em Curitiba, os Correios contam com a parceria da Prefeitura Municipal para a recarga do veículo, em totens instalados na cidade. Em Brasília, a parceria para recarga é com a CEB (Companhia Energética de Brasília). Na capital federal, a entrega oficial do Kangoo Z.E. aconteceu no último dia 25 de junho.

A iniciativa dos Correios soma-se a dois importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica em curso no País, lançados no começo de junho deste ano: em Curitiba, está em curso o Projeto Ecoelétrico, com 10 veículos em operação - 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy. Em Brasilia, trata-se do Projeto Ecomóvel, que conta com sete veículos elétricos Renault - 3 unidades do Zoe, 03 do Kangoo Z.E. e 01 do Twizy.

Além dos veículos cedidos em comodato, a Renault já comercializou 66 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão) no Brasil, todas junto a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia. Neste ano, até o momento, foram vendidos 20 Renault Zoe para a Itaipu Binacional e mais 4 Kangoo Maxi Z.E para a CPFL.

Em 2013, foram vendidos 2 carros para a CPFL, 34 Twizy para Itaipu (32 kits para serem montados em Foz do Iguaçu e 2 Twizy prontos para uso); além de 6 modelos Kangoo Maxi Z.E para Fedex. “Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", destaca Silvia Barcik, chefe do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.

SOBRE O RENAULT KANGOO Z.E.
O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico, com zero emissão de CO2, disponível no mercado. A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg), e o mesmo padrão de conforto. O modelo é equipado com motor de 60cv e 23,06 kgfm. Sua autonomia é de 170 Km.

A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e está investindo 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização, em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013 no mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.

A Renault traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA e oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta pelos modelos: Renault Zoe, Renault Twizy, Renault Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.

FICHA TÉCNICA RENAULT KANGOO Z.E.

KANGOO Z.E.


Arquitetura
Carroceria monobloco, furgão, 2 ou 5 lugares
Motor
Elétrico, dianteiro, transversal
Tração
Dianteira
Potência máxima (ABNT)
60 cv (44 kW)
Torque máximo (ABNT)
23,1 kgfm
Alimentação
Baterias de íon-lítio
Pneus
195/65 R15
Freios
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS
Direção
Elétrica, diâmetro de giro 11,9 m
Câmbio
uma marcha à frente e uma à ré
Volume de carga
3 m³
Carga útil
650 kg
Peso em ordem de marcha
1.410 kg
Entre eixos
2.690 mm
Comprimento
4.210 mm
Altura
1.840 mm
Largura sem retrovisores
2.130 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
20,3 s
Velocidade máxima
130 km/h
Autonomia (ciclo NEDC)
170 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário