A Audi está
dando o próximo grande passo para integrar tecnologias digitais ao varejo
automotivo, e passa a oferecer aos clientes a oportunidade de configurar seu
modelo preferido de automóvel na concessionária, por meio de dispositivos de
realidade virtual, e vivenciá-lo de uma forma realista nunca vista antes. O
dispositivo exibe toda o portfólio de modelos da marca, incluindo as
combinações possíveis de equipamentos. A marca se tornou a primeira fabricante
de automóveis a desenvolver uma solução de software dedicada para dispositivos
de realidade virtual para vendas no varejo.
Luca de Meo,
Membro do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da
AUDI AG, apresentou o equipamento esta semana durante o Salão
Internacional do Automóvel da América do Norte, realizado em Detroit: “De mãos
dadas com nossas concessionárias, estamos trazendo inovações digitais para o
setor de vendas, para melhorar a conveniência e prover serviços de consultoria
ainda melhores. Com a experiência de RV (Realidade Virtual) da Audi, estamos
demonstrando mais uma vez o papel pioneiro da marca nessa área”.
Com a tecnologia
inovadora, clientes e potenciais compradores vivenciam o mundo virtual da
Audi em um novo nível – em três dimensões, com todos os efeitos sonoros, e
quase como na vida real. Podem virtualmente sentar na posição de direção do seu
carro dos sonhos configurado individualmente, ou dar uma olhada no porta-malas.
Uma câmera rastreia os movimentos da cabeça do usuário e o sistema adapta assim
a imagem exibida. Toda a linha de modelos Audi, com as respectivas opções de
customização, pode ser acessado: cores, revestimentos de couro e detalhes de
acabamento, assim como os sistemas de infotainment. A
concessionária poderá, assim, demonstrar a diversidade de portfólio da Audi de
uma forma bastante conveniente, e prover orientações individuais ao visitante.
A Audi
disponibilizará a nova ferramenta de venda nas primeiras concessionárias até o
final deste ano – com foco em particular nos mercados de crescimento mais
dinâmico, nos quais o grande aumento das vendas da AUDI AG está sendo
acompanhado de uma expansão da capacidade de atendimento das concessionárias.
No futuro, também será possível oferecer a experiência de realidade virtual da
Audi fora da concessionária, como uma solução móvel – ao visitar o cliente em
casa, por exemplo. Graças ao amplo campo visual e ao alto desempenho do sistema
de rastreamento posicional e de movimentos, os dispositivos de realidade
virtual oferecem uma excelente experiência de imersão – o observador sente-se
totalmente integrado à cena apresentada.
Em uso na
concessionária da Audi, os dispositivos obtêm registros de dados extremamente
detalhados dos modelos de veículos a partir de um computador de alto
desempenho, o que garante uma reprodução de imagens superior. A experiência de
realidade virtual da Audi também é equipada com fones de ouvido de grande
qualidade da Bang & Olufsen. Eles transmitem toda a gama de
informações acústicas, do som das portas fechando ao do
Advanced Sound System (Sistema de Som Avançado) do modelo
Audi A8, reproduzido em 14 canais de áudio, e o diálogo com o consultor do
cliente.
A AUDI AG
tem sido pioneira no uso da realidade virtual para a venda de automóveis
desde 2012, combinando inovação digital com os pontos fortes e os serviços
da sua rede de concessionárias físicas: Audi City, a loja virtual com
presença real, exibe os automóveis da marca em enormes telas digitais de alta
resolução em uma escala bastante natural de 1:1. Lá, os visitantes podem
configurar passo a passo seu carro dos sonhos.
Ocupando pouco
espaço e oferecendo serviços exclusivos, a Audi City complementa as redes
de concessionárias da marca em importantes pontos centrais nas principais
cidades do mundo. Este ano, Moscou se juntará a Londres, Beijing e Berlim como
a próxima sede do serviço Audi City. Além disso, a AUDI AG aprimorou
os componentes tecnológicos do showroom digital utilizado nas
concessionárias mais convencionais. Em 2014, módulos técnicos da Audi City
entraram em operação nas primeiras 16 concessionárias piloto da Europa. A
empresa planeja realizar a digitalização de cerca de 200 outros locais do mundo
todo este ano.
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