A Fiat Automóveis encerrou o ano de 2014 como líder de
vendas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo 13º ano. A
marca licenciou 698.236 mil unidades, conquistando 21% de market share e
ficando mais de 119 mil unidades à frente do segundo colocado. Além dessa
conquista, o Palio foi o automóvel mais vendido no Brasil em 2014, com 183.745
unidades emplacadas no ano. O modelo da Fiat superou todos os demais
concorrentes e alcançou um market share de 5,5% das vendas totais entre todos
os carros produzidos no Brasil e importados, conforme dados divulgados hoje
pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
“Nossa liderança decorre de uma gestão eficiente da
produção e do constante monitoramento do mercado para entendermos o que os
consumidores estão desejando. Com isso, conseguimos nos antecipar e oferecer
produtos que surpreendem nossos clientes”, avalia Cledorvino Belini, presidente
da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina.
Em 2014, três modelos da Fiat estiveram entre os cinco
mais vendidos do ano: o Palio, a picape Strada (153.139 unidades) e o Uno
(122.244 unidades).
A Fiat também bateu seu recorde de vendas de veículos
comerciais leves, ao licenciar 192.726 unidades no ano passado. Contribuíram
para essa marca histórica os maiores volumes de vendas da Strada (153.139
unidades) e da Fiorino (23.837 unidades) desde o lançamento desses produtos. A
picape compacta da Fiat foi o carro mais vendido do Brasil no mês de março
último, é líder em seu segmento há 14 anos e ultrapassou, em maio, o patamar de
1 milhão de unidades vendidas desde sua chegada ao mercado, em 1998. Fatos que
comprovam o sucesso desse versátil veículo.
No ano passado, a Fiat lançou cinco modelos: Novo Palio Fire, Linea 2015, Palio
Fire Way, 500 Abarth e o Novo Uno 2015, primeiro carro nacional a contar com a
tecnologia Start&Stop e a ser equipado com o câmbio Dualogic® Plus
controlado por botões no console central e por “borboletas” (paddle shifts)
atrás do volante para mudar as marchas manualmente.
Atualmente, a gama Fiat é composta por 18 modelos, que
vão do Palio Fire, o veículo mais barato fabricado no Brasil, passando por
comerciais leves como a picape Strada e a Fiorino, até a SUV Freemont. Destes,
16 são fabricados em Minas Gerais e dois (Fiat 500 e Freemont) são importados.
FCA
O ano de 2014 também foi marcado pela constituição da
Fiat Chrysler Automobiles (FCA), resultado da junção da Fiat SpA e do Chrysler
Group LLC. O novo grupo é o sétimo maior fabricante mundial de automóveis e
desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais
leves, componentes e sistemas de produção por meio de companhias localizadas em
40 países, tendo presença comercial em 150 mercados.
As marcas automotivas da FCA são: Alfa Romeo, Chrysler,
Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, Ferrari e Maserati, além de
Abarth, Mopar e SRT. Os negócios da FCA também incluem a Comau (sistemas de
produção), Magneti Marelli (componentes) e Teksid (fundição em ferro e
alumínio). O grupo oferece ainda serviços financeiros em apoio ao varejo e
concessionárias por meio de suas subsidiárias, joint ventures e acordos
comerciais com instituições especializadas.
Até o fim de 2016, a FCA lançará no Brasil quatro novos modelos Fiat e dois
Jeep, todos fabricados localmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário