Principal categoria de
formação de pilotos do País, a Fórmula 3 Brasil manterá para este ano a relação
custo-benefício que a tornou a divisão mais em conta do torneio em todo o mundo
para a temporada 2015, que será iniciada entre os próximos dias sete e oito de
fevereiro, com a realização da primeira das oito rodadas duplas da temporada,
marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).
A exemplo do que
ocorreu em 2014, quando um esforço entre chefes de equipe, da Confederação
Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Vicar, empresa promotora da categoria,
permitiu a redução dos custos da categoria, a temporada 2015 permitirá que um
piloto dispute a temporada com um investimento máximo de R$450 mil, o mais
baixo para a disputa de um campeonato de Fórmula 3 no mundo.
"Para este
ano, a Confederação Brasileira de Automobilismo seguirá com o apoio dado desde
a temporada passada à Fórmula 3 Brasil", comenta Cleyton Pinteiro,
presidente da CBA. "Ficamos muito satisfeitos com o andamento da categoria
em 2014 e temos certeza de que, em um curto período, estes pilotos aparecerão
nos principais campeonatos do mundo", celebra o dirigente.
Augusto Cesário,
chefe de equipe mais vezes campeão da categoria no Brasil (considerando a fase
sul-americana do torneio), rasga elogios para o torneio nacional, que considera
como o melhor do mundo em se tratando de Fórmula 3. "A qualidade do nosso
campeonato é imbatível em todos os sentidos: desenvolvimento técnico, chassi,
segurança, pneus e custo", comenta.
Para o
representante da Cesário Fórmula, o valor necessário para se investir na
categoria e a liberdade para realização de treinos são razões que colocam a
Fórmula 3 Brasil entre os melhores do mundo. "Aqui o piloto pode treinar a
vontade e disputar as etapas. Na Euroseries Fórmula (antiga Fórmula 3
Espanhola), o competidor tem que investir pelo menos R$1,1 milhão e só realiza
treinos nos finais de semana de corrida", prossegue.
Cesário vê ainda o
carro da categoria, equipado com chassi Dallara e motor Berta, como a melhor
opção para aqueles pilotos que pretendam seguir a trilha dos principais
campeonatos de monopostos do mundo. "O Fórmula 3 é um carro muito bem
construído, perfeito para pilotos que queiram tentar carreira em categorias
como a Fórmula 1", encerra.
Outra
característica da Fórmula 3 Brasil que segue desde os anos de sua fase
sul-americana diz respeito a continuidade dos pilotos na categoria por algumas
temporadas. Isso será seguido por Pedro Piquet, campeão de 2014 com 12 vitórias
em 16 corridas. Mesmo com condições de seguir para o automobilismo europeu, o
piloto optou por seguir no torneio brasileiro.
Os organizadores da
Fórmula 3 Brasil já conta com a expectativa de um grid de 18 pilotos para a
prova de abertura do campeonato.
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