O primeiro dia do Rally Dakar foi muito rápido, com um
trecho de apenas 170 quilômetros entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, na
Argentina. Com dois veículos na prova, a Equipe Mitsubishi Petrobras completou
o trecho na 12a posição com Carlos Sousa / Paulo Fiuza e em 29o com Guilherme
Spinelli / Youssef Haddad.
"Uma primeira especial simples, mas não fácil. Foi um trecho de alta
velocidade, com freadas fortes e muitas curvas de 90o, algumas delas sem áreas
de escape. Fiquei extremamente satisfeito com o ASX Racing e com o acerto do
carro que fizemos antes de vir para cá. Para este tipo de especial funcionou
muito bem", comenta Guiga.
Apesar do ritmo bom, a dupla não está satisfeita com a classificação de hoje.
"O resultado não foi bom. Na primeira parcial estávamos com o 10o tempo,
mas daí pra frente alcançamos o veículo do Cyril Despres e ele optou por não
nos dar passagem. Fomos em um ritmo muito mais lento do que estávamos andando
até o fim da especial. Saímos do 10o para o 29o, que é uma péssima posição de
largada para amanhã", relata Guiga. "Mas é ruim somente para a
largada amanhã, não para a classificação da prova. Ainda tem muita coisa pela
frente. O carro está em ordem e dupla andou bem. Vamos esquecer isso e andar
rápido amanhã", completa.
Em sua estreia no Dakar com o ASX Racing, o português Carlos Sousa está
satisfeito com o primeiro dia. "Hoje foi uma especial para não perder
tempo, muito rápida. Foi para dar uma nova ordem de largada amanhã. O carro
está perfeito, muito equilibrado. Entramos com o pé direito, independente da
posição", comemora. "Foi bom para medirmos nossa condição com os
outros pilotos. O carro estava ótimo. Agora é descansar e se preparar para
amanhã", comenta Fiuza.
Para o navegador Youssef Haddad, que também é engenheiro da Ralliart Brasil, o
ASX Racing se mostrou muito bom logo no primeiro dia. "O carro está
perfeito em todos os sentidos. Foi um dia para avaliarmos a temperatura em
função das longas retas. Todo o carro está dentro dos parâmetros normais",
ressalta.
A especial de hoje foi curta e serviu para aprimorar a navegação e todos os
detalhes para o restante da prova. "Um dia super tranquilo de navegação,
não tinha nada significativo. Apenas uma nova regra, com a implantação dos
carimbos dentro das zonas de radar, que nos dão mais segurança nos pontos de
frenagem", explica Youssef. O Guiga e eu combinamos dentro do carro: se
não estiver divertido, é porque estamos lentos. E hoje foi um dia bem
divertido. É essa postura que vamos ter no restante do rali."
Etapa 2 - 05 de janeiro - HOJE
Villa Carlos Paz / San Juan (ARG)
Deslocamento: 107 km
Especial: 518 km
Total: 625 km
HOJE , o Rally Dakar começa a mostrar as dificuldades e
características de ser o maior rali do mundo. A especial de 518 quilômetros
passará por trechos irregulares e os dois ASX Racing da Equipe Mitsubishi
Petrobras encontrarão a areia pela primeira vez nesta prova.
"Será um dia completamente diferente de hoje, com um deslocamento curto e
uma especial longa, a maior do rali. Será principalmente por estradas com um
pouco de areia. Mas, provavelmente, não serão dunas difíceis. As estradas serão
sinuosas, alternando com pisos rápidos", prevê Guiga Spinelli.
"Vamos pra frente, pra cima sempre. Tentar andar o mais rápido possível e
ir o mais para frente possível. A segunda especial será completamente
diferente, longa, e muito cansativa. Hoje foi só o aperitivo", completa
Guiga.
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