Temporada paulista começa este fim de semana em Interlagos
Wagner Gonzalez |
Com o início das
reformas do Autódromo de Interlagos protelado por questões burocráticas, foi
finalmente confirmado que a rodada de abertura da temporada paulista de
automobilismo de asfalto acontecerá neste fim de semana. Com início a partir de
sexta-feira, a programação inclui a disputa de provas para as categorias F-Vee,
F-1600, Classic Cup, Speed 1600, Turismo N, Hot V8, Marcas e Pilotos, Força
Livre e Spyder. Os treinos começam na sexta-feira e as competições serão no
sábado e domingo; a programação detalhada está nesta página do
site da Federação de Automobilismo de São Paulo.
A
incerteza sobre a realização dessas competições surgiu logo após a disputa da 6
Horas de São Paulo, etapa válida pelo Campeonato Mundial de Resistência em 30
de novembro último: na semana seguinte à essa competição o autódromo começou a
sofrer uma reforma que deveria incluir a derrubada total do paddock atual. A
promessa não vingou devido a recursos e manobras políticas que atrasaram o
cronograma original do trabalho e alimentaram uma série de informações
desencontradas. Nos últimos dias circulou, inclusive, uma nota em que a
administração do circuito paulistano avisava da interdição da “pista
principal”, supostamente o leito onde acontecem as competições. A notícia
causou alvoroço no meio e a situação foi revertida.
F-1: novos carros a caminho
Enquanto
Lewis Hamilton e Mercedes discutem a renovação de contrato que poderá tornar o
inglês o piloto mais bem pago da categoria, a equipe alemã e suas rivais
parecem dispostas a demonstrar austeridade e apresentar seus carros na própria
pista ou mesmo através da internet. Longe vão os dias em que o Cirque du Soleil
e finos clubes noturnos eram usados como palcos para eventos de início de
temporada… A única exceção até o momento é a Force India, que vai lançar seu
carro amanhã no Museu Soumaya, um edifício de linhas arrojadas situado na
Cidade do México e batizado com o nome da mãe de Carlos Slim, um dos homens
mais ricos do mundo e que apóia a equipe através de uma de suas inúmeras
empresas, a Claro.
A Mercedes divulgou
nota ontem anunciado que a o W-06, modelo a ser usado este ano, será
apresentado dia 1o de
fevereiro em Jerez, onde haverá os primeiros treinos livres desta temporada. A
Ferrari (30/1) e a McLaren (29/1) deverão explorar os recursos das mídias
sociais à exaustão, opção onde a equipe inglesa tem se destacado em inúmeras
ações.
Hockenheim inferniza Nürburgring
Posto que Bernie
Ecclestone não conseguiu comprar o circuito conhecido como Inferno Verde, a
mítica pista da Floresta Negra poderá ser substituída no calendário da F-1
deste ano pelo traçado de Hockenheim, situado próximo a Heidelberg, uma das
maiores cidades alemães que escaparam de bombardeios durante a Segunda Guerra
Mundial. Em um passado recente Ecclestone fez uma oferta para comprar o traçado
de Nürburgring mas foi derrotado por grupo que, aparentemente, não conseguiu
completar o pagamento acordado. Nem mesmo um milionário russo conseguiu
resolver a pendenga e, conseqüentemente, parece haver uma situação onde não é
claro quem responde pelo autódromo das montanhas de Eiffel.
Mais curioso ainda
é que quando questionados sobre a possibilidade de promover o GP alemão deste
ano, os organizadores locais de Hockenheim optaram por não comentar o assunto,
uma clara manobra para negociar melhores termos financeiros com o bam-bam-bam
da F-1. Nos últimos anos as pistas de Hockenheim e Nürburgring se revezavam na
realização do GP alemão, tal como ocorreu durante vários anos entre Brands
Hatch e Silverstone, na Inglaterra.
A jogada dos motores
Pouco
a pouco vai sendo esclarecida a questão do congelamento de especificações de
motores da F-1. No ano passado a especificação das unidades de potência foram
congeladas antes do início da temporada e em uma data que claramente indicada:
28 de fevereiro. O mesmo regulamento incluiu cláusula semelhante para que
operação similar acontecesse nas temporadas seguintes; o detalhe é que a data
para essa ação a partir de 2015 não foi incluída no texto. Com isso Ferrari e
Renault conseguiram convencer a FIA de que é legítimo usar os pontos possíveis
de alteração, segundo uma tabela divulgada no final de 2013, durante o ano sem
ferir o regulamento… Da mesma forma a Honda, que volta à categoria este ano,
também poderá ir acertando seu motor durante o transcorrer das 20 etapas da
temporada que inicia 16 de março, na Austrália.
Pelo
regulamento, cada fabricante de motor teria 32 pontos para trabalhar em seus
motores, pontos que a FIA divulgou uma tabela que especifica o valor de cada
peça ou sistema das unidades de potência. Uma possibilidade para permitir a
Honda possa desenvolver seu motor ao longo da temporada de 2015 (algo que
Ferrari, Mercedes e Renault não puderam fazer no ano passado), seria permitir
ao fabricante japonês utilizar pontos “não usados” por seus concorrentes até o
início do campeonato deste ano. Em outras palavras, estamos vivendo mais um
daqueles episódios bizarros onde a intepretação de um regulamento que pune o
progresso tecnológico na categoria supostamente de tecnologia mais avançada no
automobilismo, cria uma situação que beira o ridículo, independente dos
recursos técnicos, humanos e financeiros que a F-1 tem a seu dispor.
Marussia adia leilão e segue na UTI
Os
atuais administradores da equipe Marussia postergaram a realização de um leilão
previsto para ocorrer amanhã (quarta, 21/1/2015), um modo de evitar o fim de
qualquer possibilidade da escuderia participar do campeonato deste ano. Segundo
Graeme Lowdon, “quando você está ligado tão profundamente a uma equipe você não
permite que ele acabe facilmente.” Rumores de que um investidor teria dado
sinais de sua disposição em salvar a equipe não foram confirmados.
Carlin vai com dois americanos na F-3
O inglês George
Russell, um dos principais rivais de Pietro Fittipaldi na temporada britânica
de F-Renault 2.0 em 2014, terá dois americanos como companheiros da equipe
Carlin para a disputa da temporada européia de F-3: Gustavo Menezes (sim, ele é
americano…) e Ryan Tveter, anunciado ontem pela organização do campeonato, que
inicia no fim de semana de 14 de abril em Silverstone (Inglaterra). Antes
disso, as 15 equipes participam de um teste em Valência (Espanha) dias 17 e 18
de março. Até lá espera-se que Pietro Fittipaldi tenha sido confirmado na lista
de inscritos, possivelmente com a equipe Fortec.
Volvo está ligada na F-E
Alain Visser,
vice-presidente sênior de marketing, vendas e serviços a clientes da fábrica
Volvo, de origem sueca e atualmente controlada pelo grupo chinês Zhejiang Geely
Holding, deixou claro que a empresa sueca poderá investir na F-E, a nova
categoria de monopostos movidos a energia elétrica. Embora não veja o
automobilismo no DNA da marca, Visser admitiu que a F-E “é algo que estamos considerando
seriamente, embora nada esteja definido ainda.” O executivo revelou também que
embora a repercussão da categoria ainda seja limitada “trata-se de um conceito
de automobilismo esportivo que pode crescer muito.”
WG
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