Augusto Farfus começou com
o pé direito a temporada 2015. Pela terceira vez nas 24 Horas de Daytona, sendo
a primeira disputando a lendária prova norte-americana de endurance pela equipe
oficial da BMW, o Team Rahal Letterman Lanigan, o piloto brasileiro realizou
grande trabalho a bordo da Z4 GTE #25 ao lado de Bill Auberlen, Bruno Spengler
e Dirk Werner neste fim de semana. Durante praticamente toda a prova, o
quarteto lutou intensamente pela vitória na classe GT Le Mans, confirmando as
expectativas de Farfus, que apostou no bom ritmo de corrida do seu carro. Nos
últimos minutos da disputa, a entrada do satety-car, devido a um acidente,
aproximou ainda mais a BMW Z4 #25 do Chevrolet Corvette, que liderava na GT Le
Mans e era pilotado por Antonio García, que suportou a pressão de Werner e
triunfou na categoria. Ainda assim, o Team RLL consolidou um mês de muito
trabalho com um ótimo segundo lugar na classe, quinto na classificação geral da
prova, encerrada na tarde deste domingo (25).
O primeiro turno de
Farfus a bordo da BMW Z4 foi no início da noite em Daytona. O brasileiro
realizou ótimo trabalho e ratificou o grande ritmo de prova do seu carro. Tanto
que, na volta 231, Augusto cravou a volta mais rápida do #25 em toda a corrida
ao anotar 1min44s334. Na sequência da disputa, os pilotos se revezaram na
condução do bólido, e todos mantiveram uma diferença bastante pequena que
realmente permitiu ao conjunto brigar pela vitória e até andar na ponta da GT
Le Mans em várias situações na corrida.
Augusto manteve a
consistência até finalizar sua participação em Daytona, quando faltavam pouco
mais de duas horas para o fim da corrida. Em segundo lugar na GT Le Mans, o
curitibano de 31 anos entregou a condução do carro para Dirk Werner,
encarregado de completar a prova para a equipe comandada por Bobby Rahal. O
alemão conseguiu assumir a liderança, desbancando o Chevrolet Corvette #3,
guiado naquele momento por Antonio García, que se mantinha próximo a Werner.
Mas pouco depois, contudo, o problema de embreagem apresentado no pit-stop da
BMW permitiu a García assumir a liderança e abrir confortável vantagem, que se
manteve até a última relargada, nos minutos finais. Mesmo sofrendo no final com
a forte pressão de Werner, o espanhol conseguiu cruzar a linha de chegada na
frente, completando um total de 725 voltas, apenas 0s478 à frente do carro da
BMW.
Farfus destacou o
empenho de todos do Team RLL desde o início dos treinos em Daytona, no começo
de janeiro, até à exaustiva jornada deste fim de semana, tecendo elogios a cada
membro da equipe que proporcionou uma grande participação e o troféu de segundo
lugar na prova. Tony Kanaan, ao lado de Scott Dixon, Kyle Larson e Jamie
McMurray venceram na classe Prototype com o Ford EcoBoost DP da equipe Chip
Ganassi Racing. A vitória na GT Le Mans ficou com o Chevrolet Corvette C7.R
pilotado por Antonio García, Jan Magnussen e Ryan Briscoe. Na classe Prototype
Challenge, o triunfo ficou com o Oreca FLM09 da equipe PR1/Mathiasen
Motorsports, pilotado por Tom Kimber-Smith, Mike Guasch, Andrew Novich e Andrew
Palmer. E na GT Daytona, vitória do Dodge Viper SRT pilotado por Dominik
Farnbacher, Bem Keating, Al Carter, Kuno Wittmer e Cameron Lawrence.
Após a corrida,
Augusto retornará para a Europa, onde vive, e dará sequência aos preparativos
visando a temporada 2015 do DTM, que começa em maio, no circuito de Hockenheim,
na Alemanha.
Augusto Farfus:
"Estou muito
orgulhoso pelo nosso resultado e pelo que conseguimos. Claro que a gente sempre
quer o primeiro lugar, e terminar uma corrida de 24 horas a menos de 0s5 da
vitória é um pouco frustrante, batemos na trave. De qualquer forma, é uma boa
maneira de começar a temporada, fazendo a volta mais rápida do nosso carro e
subindo ao pódio de uma corrida tão importante, então é isso o que conta. Foi
um fim de semana cansativo, mas o bom é que nossa equipe funcionou bem, tivemos
um ótimo entrosamento, e essa é a parte legal de uma prova de 24 horas: a união
e o objetivo alcançado pelo trabalho conjunto. Então volto para casa com
sentimento de dever cumprido e bastante feliz por tudo o que realizamos em
Daytona."
Nenhum comentário:
Postar um comentário