domingo, 11 de janeiro de 2015

Nissan e NASA firmam parceria para desenvolver e implantar veículos autônomos até o fim de 2015

A Nissan e a agência espacial norte-americana NASA uniram-se em uma parceria para pesquisar e desenvolver sistemas de veículos autônomos com o objetivo de preparar a tecnologia para a aplicação comercial. A fabricante de automóveis e a agência espacial firmaram um acordo com duração de cinco anos.

Pesquisadores do Centro de Pesquisas da Nissan no Vale do Silício, no norte da Califórnia, e do Centro de Pesquisa Ames da NASA, localizado em Moffett Field, também na Califórnia, focarão os estudos em sistemas autônomos de acionamento; soluções de interface do homem com a máquina; desenvolvimento de aplicativos habilitados para rede e de softwares de análise e verificação. Tudo isso envolverá hardwares e softwares sofisticados usados em aplicações rodoviárias e espaciais.

Os pesquisadores das duas organizações vão testar uma frota de veículos autônomos emissão zero em Ames para demonstrar a operação remota deles no transporte de materiais, mercadorias, cargas e pessoas. Para a NASA, esses testes serão similares ao modo de operação das missões com sondas planetárias a partir de um centro de controle. O primeiro veículo estará pronto para testes até o fim deste ano.

“O trabalho da Nissan e da NASA tem focos distintos - um no espaço e outra no planeta Terra -, mas está ligado por desafios semelhantes“, afirmou Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan Motor Company. ”A parceria vai acelerar o desenvolvimento seguro e confiável da tecnologia da unidade autônoma que a Nissan irá introduzir progressivamente aos consumidores até 2020“, completa o executivo. A Nissan estabeleceu essa data como prazo para que veículos de passeio autônomos sejam oferecidos comercialmente com capacidade de rodar em quase todas as situações, incluindo as mais complexas.

De acordo com os termos da parceria, a NASA irá se beneficiar da experiência compartilhada com a Nissan nas tecnologias inovadoras dos componentes dos veículos autônomos, na pesquisa conjunta para desenvolvimento de aplicações de transporte de veículos, no acesso aos sistemas protótipos e dos testes com softwares robóticos.

”Todos nossos potenciais de colaboração em pesquisas com a Nissan são em áreas em que o nosso centro de pesquisas contribuiu fortemente para os principais programas da NASA“, disse o diretor do Ames, Pete Worden. ”Aqui foi desenvolvido o software para o robô que foi a Marte, os robôs da Estação Espacial Internacional e os sistemas de gestão de tráfego aéreo de nova geração, apenas para citar alguns trabalhos. Estamos ansiosos para aplicar os conhecimentos desenvolvidos nessa parceria no espaço e em futuros desenvolvimentos para a aeronáutica.”

"Esta parceria reúne o melhor e mais brilhante da NASA e da Nissan, e valida os nossos investimentos no Vale do Silício", disse Carlos Ghosn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário