Depois de meses de
preparação, concentração e muita ansiedade, enfim é chegada é a hora. Começa
neste sábado o Rally Dakar, a maior prova off-road do mundo. A Equipe
Mitsubishi Petrobras, formada pelos brasileiros Guilherme Spinelli / Youssef
Haddad e pelos portugueses Carlos Sousa / Paulo Fiuza, já está em Buenos Aires
pronta para encarar o primeiro e maior desafio do ano.
"Tudo o que
fizemos ao longo do ano está pronto para este momento. O Rally Dakar é a
primeira competição do ano e também a mais importante. Estamos confiantes com a
evolução e preparação do ASX Racing ao longo do ano", destaca Guiga
Spinelli, que vai para o sétimo Rally Dakar.
Durante toda esta
sexta-feira, a equipe faz as vistorias técnicas e administrativas da prova,
deixando tudo pronto para encarar a primeira especial no domingo (4). O sábado
será de grande festa na capital argentina, com a largada promocional que
promete reunir mais de um milhão de pessoas.
Aprimoramento
Com uma vasta
experiência, Carlos Sousa foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ASX
Racing no decorrer de 2014. "A cooperação foi mútua. Fui andando e dando
minhas impressões e fomos desenvolvendo. Implantamos uma série de tecnologias
novas, mas nosso grande teste será mesmo no Dakar", garante o piloto. A equipe
realizou sessões de treinos na França e no Marrocos, nas mesmas condições que
irão enfrentar no maior rali do planeta.
Mas foi no Atacama
Rally, primeira prova de Carlos Sousa com o ASX Racing, que veio a recompensa
de todo o trabalho: o primeiro lugar. Mas o piloto sabe que, mesmo correndo na
mesma região, o Rally Dakar sempre reserva surpresas. "É uma prova
ingrata, muito difícil prever alguma, tem muitas equipes novas", afirma.
O Rally Dakar 2015
reunirá 665 competidores de 53 nacionalidades em 414 veículos, sendo 164 motos,
48 quadriciclos, 138 carros e 64 caminhões. A largada e chegada serão em Buenos
Aires.
Primeiro dia
O primeiro dia de
prova do Rally Dakar será neste domingo (4), com um percurso de 833 quilômetros
entre as cidades de Buenos Aires e Villa Carlos Paz. Mas a especial será curta,
com apenas 170 quilômetros bem diversificados, pistas rápidas e curvas fechadas.
"Tradicionalmente
quando saímos de Buenos Aires temos um deslocamento muito longo e uma das
menores especiais da competição. Sempre é um dia de adaptação e onde é
importante ter um bom resultado", adianta Guiga. "A ordem de largada
é definida pela organização e o importante é tentar se posicionar o melhor
possível. Largaremos em 24º e será um dia que teremos muita poeira e, provavelmente,
ultrapassagens", completa.
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