segunda-feira, 6 de abril de 2015

Raia de Jurerê: o palco perfeito para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship

Clima ameno, águas cristalinas e um vento constante. Com elementos ideais para competições de vela, a raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), receberá o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship entre os dias 12 e 16 de abril. Ao todo, 10 regatas estão previstas para o evento, que contará com grandes nomes da vela mundial que, juntos somam 15 medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais.

"A raia de Jurerê está entre as melhores do Brasil. Não é uma raia viciada e permite que vários veleiros tenham chance de ganhar. Isso tornará as disputas ainda mais acirradas", comenta Roberto Martins, do veleiro Carioca 25, que acumula mais de 14 títulos por todo o Brasil.

O local de saída dos Soto 40 será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade. De lá, as equipes partirão para a raia, que será montada a apenas um quilômetro da praia, entre o continente e a ilha de Santa Catarina. Como é característico da região, a previsão é de ventos de leste e nordeste com até 15 nós, tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas. Com essas características, as tripulações poderão mostrar todo o seu talento nos Soto 40, o veleiro one design mais moderno da vela oceânica.

Além das caraterísticas técnicas da raia, Jurerê chama atenção também pelo clima, bastante ameno e propício para competições, e pela cor do mar, que tornarão as regatas bonitas e agradáveis. 


O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship é uma das principais competições da categoria ao redor do mundo, reunindo tripulações de renome para disputas bastante acirradas a bordo do moderno veleiro Soto 40.

Com o conceito de one design, no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.

Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni. 

As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho serão premiados.



Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:

7 a 11/4 - Registro e vistoria
11/4 - Treino livre e briefing 
12/4 - Primeira e segunda regatas
13/4 - Terceira e quarta regatas
14/4 - Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 - Nona e décima regatas
16/4 - Premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário