A Audi está
ampliando ainda mais sua liderança na tecnologia de iluminação automotiva. No
projeto patrocinado “Luz laser inteligente para faróis dianteiros adaptáveis
compactos e de alta resolução” (iLaS), a marca dos quatro anéis está
trabalhando nos faróis dianteiros do futuro com parceiras da indústria e do
meio científico. A tecnologia Matrix Laser e sua alta resolução tornarão a
iluminação viária ainda mais flexível e altamente versátil – em todas as
situações.
A tecnologia
Matrix Laser se baseia no LaserSpot para faróis altos, que a Audi foi pioneira
ao introduzir a tecnologia no Audi R8 LMX. Pela primeira vez, lasers brilhantes
estão tornando possível integrar a tecnologia de projetores em um farol
dianteiro compacto e potente.
O novo sistema
opera com um micro-espelho de movimentos rápidos, que redireciona o feixe de
laser. Quando o veículo está em baixa velocidade, a luz é distribuída para uma
área de projeção maior, e o caminho é iluminado com grande alcance. Em
velocidades mais altas, o ângulo de abertura é menor, e a intensidade e o
alcance da luz são incrementados significativamente. Isso é especialmente
vantajoso ao dirigir em rodovias. Além disso, a luz pode ser distribuída de
forma precisa. Isso significa que a claridade das diferentes zonas de
iluminação pode ser alterada controlando-se o tempo de resposta da iluminação
nas zonas específicas.
Também é
novidade a ativação e desativação inteligente e ultrarrápida dos diodos laser
com relação à posição dos espelhos. Isso torna a expansão ou retração do feixe
luminoso mais dinâmica e altamente variável. Como ocorre com os atuais faróis
dianteiros LED Matrix da Audi, o caminho é sempre intensamente iluminado sem
ofuscar os outros motoristas. A diferença crucial é que a tecnologia Matrix
Laser oferece uma resolução dinâmica ainda mais precisa e portanto um maior
grau de utilização, proporcionando mais segurança para o tráfego viário.
Na nova
tecnologia, diodos laser azuis da OSRAM irradiam sua luz, com um comprimento de
onda de 450 nanômetros, sobre um espelho em rápido movimento de três
milímetros. Esse espelho redireciona a luz laser azul para um conversor, que a
converte em luz branca e a projeta sobre a estrada. O espelho usado para obter
esse efeito, fornecido pela empresa Bosch, é um sistema micro-óptico que possui
um controle eletromecânico e é baseado na tecnologia de silício. Ele é bastante
robusto e possui uma vida útil extremamente longa. Tais componentes também são
usados em acelerômetros e unidades de controle para prover controle eletrônico
de estabilidade.
A Audi tem sido
há muitos anos a líder na tecnologia de iluminação automotiva. Algumas das
principais inovações da marca são:
2003: Audi A8
com luz adaptável
2004: Audi A8
W12 com luzes diurnas LED
2008: Audi R8
com faróis dianteiros inteiramente LED
2010: Audi A8 no qual os faróis dianteiros são conectados em rede com os
dados de navegação
2012: Audi R8
com luzes indicadoras de direção dinâmicas
2013: Audi A8
com faróis dianteiros LED Matrix
2014: Audi R8 LMX com tecnologia LaserSpot para os faróis altos
No âmbito do
projeto “iLaS” de três anos, a Audi está trabalhando com suas parceiras Bosch,
Osram e o Lichttechnischen Institut (LTI; “Instituto de Tecnologias da
Iluminação”) do Karlsruhe Institute for Technology (Instituto Tecnológico
Karlsruhe/KIT). O projeto é patrocinado pelo Ministério Federal Alemão para
Educação e Pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário