Um dos principais
campeonatos do automobilismo internacional, o DTM (Campeonato Alemão de
Turismo) realiza neste fim de semana (1º a 3 de maio) a primeira etapa da
temporada 2015, no tradicional circuito alemão de Hockenheim. Único brasileiro
no grid de 24 carros, Augusto Farfus inicia seu quarto ano na categoria, com
grandes expectativas de brigar pelas primeiras posições e muitas novidades,
tanto no carro do piloto como no regulamento da categoria.
Representante da BMW, o curitibano continua na
equipe Team RBM e terá como companheiro o estreante Tom Blomqvist, inglês
oriundo da Formula 3 Europeia. As novidades de Farfus para esta temporada
começam no carro. O DTM, assim como a F1 e a MotoGP, liberou que os pilotos
escolhessem os números de seus carros, como forma de criar uma identidade com
eles. Sendo assim, Farfus correrá com o #18, o mesmo do início de sua carreira
no kart. Além disso, a BMW M4 DTM do brasileiro vem com novas cores, sai o
verde e azul, e entra o vermelho predominante da petrolífera Shell, seu novo
patrocinador.
Entre as novidades da categoria, está o formato de
disputas do fim de semana de corrida. A corrida única de domingo dará lugar às
rodadas duplas, com a inclusão de uma prova também no sábado à tarde, com igual
pontuação. Para definir o grid de largada, serão realizadas duas classificações
de 20 minutos cada, uma para cada corrida.
Com relação às inovações técnicas, a principal é a
mudança no DRS (sistema de redução do arrasto aerodinâmico), que passará a ser
mais determinante, já que poderá ser usado três vezes numa mesma volta (ao
invés de uma) e, quando ativado, a asa traseira abrirá 18 graus, dois a mais
que na temporada passada, garantindo mais ultrapassagens e ainda mais emoção
para o público. Outra grande novidade está na extinção dos pneus de compostos
macios, deixando apenas um composto para equipes e pilotos utilizarem durante
todo o fim de semana.
O canal por assinatura BandSports transmite a
corrida de sábado (2) em VT às 14h e a prova do domingo (3) ao vivo às 8h30
(horários de Brasília).
Expectativa para o campeonato:
"Estou muito animado para o início do
campeonato em Hockenheim. Nossa pré-temporada foi muito bem feita. Ao contrário
do ano passado, quando estávamos conhecendo a nova BMW M4 DTM, neste ano
pudemos trabalhar na correção dos erros e no aperfeiçoamento do carro. Pude
moldar o carro para meu jeito de pilotar, e acredito que estamos muito mais preparados
e afinados para brigar por vitórias e pelo título".
Novo formato do DTM:
"Os finais de semana serão muito mais
agitados para os pilotos e também para o público. Com duas corridas de
pontuação igual, a regularidade será o segredo para o campeonato, você tem de
pontuar bem nas duas provas. Mas como são classificações separadas para cada
prova, são chances dobradas de um bom resultado, pois mesmo que não comece bem
no sábado, ainda é possível se recuperar no domingo. Além disso, com o novo
regulamento do DRS teremos muito mais ultrapassagens, pois você ganha até 15
km/h a mais na reta, e é isso que o público quer ver".
Programação do DTM em Hockenheim (horários
de Brasília):
Sexta-feira, 1º de maio
5h30 às 5h45 - Shakedown
9h15 às 10h05 - Treino livre 1 / treino de largadas
Sábado, 2 de maio
4h às 4h50 - Treino livre 2 / treino de largadas
7h às 7h20 - Classificação 1
9h45 - Corrida 1 (40 minutos)
Domingo, 3 de maio
4h às 4h25 - Shakedown
5h35 às 5h55 - Classificação 2
8h40 - Corrida 2 (60 minutos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário