terça-feira, 12 de maio de 2015

Pedro Muffato completa em Londrina 15 anos de atuação na Fórmula Truck

A terceira etapa da temporada de 2015 vai marcar neste domingo (17) os 15 anos de atuação de Pedro Muffato no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Foi no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, que o piloto paranaense disputou sua primeira corrida na categoria. A 17ª edição do evento no traçado paranaense de 3.055 metros consistirá na 123ª largada de Muffato na competição, que neste ano celebra duas décadas de existência.

A associação dos 15 anos ao evento deste domingo ocorre por conta da sede da corrida. “Eu comecei a correr em Londrina, então a etapa de Londrina de 2015 serve como referência para esse caso”, comenta o piloto, que teve sua participação na Truck no dia 20 de agosto de 2000. “E era para eu ter feito uma corrida só. No fim, a história se prolongou um pouquinho”, acrescenta o piloto, que em 2016 completará 50 anos de envolvimento com o automobilismo.

A participação na etapa londrinense de 2000 marcou a volta de Muffato às pistas após quase quatro anos de afastamento e foi idealizada por Aurélio Félix, o criador da Fórmula Truck. “Já fazia algum tempo que o Aurélio insistia para eu fazer uma corrida, até que eu concordei”, recorda. “Fiz os treinos e vi que o caminhão que ele me arrumou não era competitivo. Fiquei com o último lugar no grid, fui seis segundos mais lento que o penúltimo”.

O panorama desfavorável levou o piloto a desistir de participar da prova. “Fui falar com o Aurélio. Nunca tinha largado em último na vida e não queria participar da prova. Ele me explicou que o caminhão com que eu iria correr não deveria ser aquele, se desculpou e pediu para que eu participasse. Até larguei, mas dei uma volta só e parei. Não tinha a mínima condição de conseguir algo na corrida com aquele equipamento, que era bem ruim”, conta.


O infortúnio da estreia acabou sendo determinante para Muffato cumprir na Fórmula Truck a fase mais duradoura de sua carreira. “Eu ia participar só de uma corrida e pronto. Mas como fui mal, resolvi participar de mais uma. Foi por birra, mesmo”, admite. “Aí fomos para a pista de Tarumã, consegui o 11º lugar no grid, e vim gostando da coisa, e o resto da história todo mundo que gosta da categoria conhece. E aí já se vão 15 anos de participação”, conclui.

Pedro Muffato foi ao pódio 20 vezes – uma delas como vencedor, na etapa de Fortaleza de 2006, ano em que ficou em terceiro lugar no campeonato. Na atual temporada, pilotando o Scania número 20 da equipe Muffatão, em que tem as cores de Disnorte, Doce Sucar, Coopavel, Stara, Alimentos Italy e Muffatão Atacado Distribuidor, ele é o oitavo colocado na tabela de classificação. Os treinos em Londrina terão início na quinta-feira (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário