A Fórmula 1 volta à Barcelona, que recebeu dois dos testes
pré-temporada de 2015. Mas, desta vez, o clima será bem mais quente, aumentando
ainda mais a demanda sobre os pneus. Com curvas de alta e o asfalto mais
abrasivo do ano, o P Zero Laranja duro e o P Zero Branco médio formam a escolha
ideal para o GP da Espanha, onde a GP 2 e a GP3 também competem com pneus
Pirelli.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli:
“A Espanha é obviamente um dos destinos mais familiares para nós, uma vez que
já há muitos dados coletados durante os testes. Uma das coisas que já
observamos é que este ano Barcelona mais uma vez será um circuito limitado
pelos pneus dianteiros. No ano passado, o incremento de tração e torque dos
carros fez com que, pela primeira vez, esta corrida fosse limitada pelos pneus
traseiros, com a vida útil deles ditando a estratégia de pit stops.
Graças aos aprimoramentos que fizemos na construção dos pneus traseiros para
este ano, Barcelona volta a ser um circuito limitado pela dianteira.
Entretanto, não esperamos que isso signifique que
necessariamente haja mais pit stops este
ano. No ano passado, a maioria dos pilotos usou uma estratégia de duas paradas
e esse provavelmente será o caso novamente. O fator desconhecido será o clima.
Já vimos Barcelona com temperaturas bem quentes, mas isso nem sempre acontece.
O início da temporada europeia geralmente é marcado por muitas equipes trazendo
importantes atualizações. Será interessante ver como essas mudanças vão
interagir com os nossos pneus de 2015.”
Controlar o uso e a degradação é o maior desafio, uma vez
que Montmeló é um circuito que exige muito dos
pneus devido as longas curvas de alta e muitas mudanças de direção repentinas.
Particularmente, o lado esquerdo do carro sofre mais, com a ação de forças
laterais que são as segundas mais fortes de toda a temporada. O pneu dianteiro
esquerdo é o mais exigido.
Os carros correm com alta pressão aerodinâmica em
Barcelona, com o objetivo de ficarem colados na pista durante as curvas de
alta. Essa força para baixo no carro aumenta ainda mais a carga sobre os pneus.
Como resultado desses fatores, a temperatura do piso pode chagar a picos de
130º C.
Oito das 10 últimas corridas na Espanha foram vencidas
pelo pole position, sendo que apenas uma foi vencida por um piloto que não
largou da primeira fila. Isso reforça a diferença que a estratégia pode fazer
em um circuito que todas as equipes conhecem bem, onde as corridas são sempre
apertadas.
A Pirelli também levará pneus da GP2 e da GP3 para a
Espanha, bem como pneus para os dois dias de testes após o GP, na terça e na
quarta-feira. Isso significa que cerca de 4 mil pneus serão levados para
Barcelona, conduzidos por uma frota de 14 caminhões, incluindo o que é usado
como unidade de hospitality da
Pirelli.
No ano passado, os três primeiros colocados usaram uma
estratégia com duas paradas. O melhor colocado entre os que fizeram três
paradas foi Sebastian Vettel, que ficou em quarto lugar com sua Red Bull. Ele havia largado da 15ª posição
do grid. O piloto da Mercedes Lewis Hamilton venceu seu companheiro de equipe
NicoRosberg com
uma estratégia médio-médio-duro. Rosberg tentou
outro tipo de estratégia com duas paradas: médio-duro-médio. Expectativa de diferença de performance
entre os dois compostos: 0s8
a 1s2 segundos.
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