A Honda Motor Co. promoveu
hoje o lançamento mundial do Clarity Fuel Cell, modelo de produção de seu novo
veículo movido a célula de combustível (FCV), na 44ª edição do Tokyo Motor Show
2015, no Japão. A novidade estará exposta no salão de 30 de outubro a 8 de
novembro.
O novo Clarity Fuel Cell
une a praticidade de um carro movido a gasolina e características exclusivas de
um FCV de alto nível. Essa combinação agrega alto valor ao sedan e potencial
para ser uma referência no segmento de FCVs, agora e no futuro.
Utilizando tecnologias
originais Honda, a célula de combustível deste modelo foi reduzida em 33% em
comparação à versão anterior e a performance incrementada em aproximadamente
60%, gerando mais de 100 kW. O powertrain é tão compacto quanto um motor V6,
sendo possível acomodá-lo sob o capô do veículo – é o primeiro sedan do mundo a
contar com esse layout. O novo sistema viabilizou a adoção de um pacote
completo de equipamentos de conveniência no interior do Clarity Fuel Cell, que
acomoda confortavelmente cinco adultos, além de contribuir para o
desenvolvimento de outros modelos da marca movidos a célula de combustível.
Com a melhoria da
performance aliada ao reduzido consumo de energia, o tanque de armazenamento de
hidrogênio de alta pressão (70 Mpa) proporciona uma autonomia de mais de 700 km
(medição interna Honda, para referência), o melhor índice registrado entre
FCVs. O tanque pode ser recarregado em cerca de três minutos, com uma
praticidade equivalente à de um veículo movido a gasolina. Além disso, o
excelente desempenho do motor, que desenvolve a potência máxima de 130 kW,
oferece uma condução ágil e divertida.
O novo Clarity Fuel Cell
ainda vem equipado com um exclusivo dispositivo de alimentação de energia
externa, o Power Exporter 9000, que faz o veículo funcionar como uma “usina de
energia sobre rodas”, gerando e fornecendo energia elétrica para a comunidade,
em caso de desastres naturais ou outras situações.
A Honda vai iniciar as
vendas do sedan no Japão em março de 2016, a princípio, para órgãos
governamentais e clientes empresariais, que já são parceiros da marca para a
popularização dos FCVs. Durante o primeiro ano, a Honda vai reunir informações
sobre as condições de utilização do modelo no mercado, incluindo o dispositivo
de alimentação de energia externa, para obter diversas opiniões de clientes e
outras organizações relevantes, e depois começar a vendas a clientes
individuais.
Neste primeiro momento, a
empresa vai produzir um pequeno volume na fábrica de Takanezawa (município de
Tochigi, no Japão) e, depois, eventualmente expandir o volume de produção para
iniciar as vendas regulares e pela modalidade de leasing – como uma locação. O
Clarity Fuel Cell será comercializado por 7,66 milhões de ienes (incluindo
impostos), o que corresponde a cerca de US$ 63 mil. O Power Exporter 9000, que
tem capacidade para gerar energia para uma residência de porte médio durante
cerca de sete dias, será vendido simultaneamente. Na sequência, a Honda planeja
disponibilizar o modelo nos Estados Unidos e Europa.
A Honda foi uma das primeiras
fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para
problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis.
A
fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas água, como o mais avançado
veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa
e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final
da década de 1980.
Em 2002, o Honda FCX se tornou o
primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S.
Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados
Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações,
a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda
iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de
equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo
Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas
em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.
Com o objetivo de contribuir para
uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para
proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos
desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de
hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de
alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar
conectado”.
Especificações técnicas Clarity
Fuel Cell
Número de ocupantes
|
5
|
Autonomia (referência)
|
Mais de 700 km (medição interna da Honda)
|
Reabastecimento
|
Aproximadamente 3 minutos
|
FC – energia máxima gerada
|
Mais de 100 kW
|
Potência máxima do motor
|
130 kW
|
Pressão do hidrogênio
|
70 MPa
|
Bateria
|
Íon-lítio
|
Dimensões do veículo (comprimento x largura x altura)
|
4,895 mm x 1,875 mm x 1,475 mm
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário