A Kia Motors do Brasil anunciou hoje sua decisão de
trazer o Soul EV para o mercado brasileiro, um dia após a publicação da
Resolução 96, da Camex – Câmara de Comércio Exterior, que zera a alíquota de
importação de veículos puramente elétricos, como é o caso do modelo
sul-coreano.
Automóvel ambientalmente correto, devido ao uso
inovador de materiais de base biológicos, o Soul EV ganhou classificação EPA -
Enviromental Protection Agency, dos EUA, cujo alcance estimado é de 99
milhas por MPGe (miles per gallon gasoline
equivalent), alcançando 179 km na estrada, 219 km na cidade, ou
seja, uma média de 199 km de autonomia.
Trata-se de um avanço importante para a marca ao
dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O
projeto do Kia Soul EV demonstrou ser prioridade pelos consumidores norte-americanos
e, quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona máxima eficiência
de energia regenerativa. Para a conveniência dos usuários, o Soul EV conta com
duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira,
uma Nível 1 e 2 AC e a segunda saída para o carregamento rápido, de 480v.
Uma das principais preocupações para os compradores de
veículos elétricos é o intervalo de autonomia, ou seja, quando em uma viagem há
o receio da bateria acabar. Porém, o Soul EV resolve este problema com uma
bateria de litio ion polímero de alta densidade energética. Localizada sob o
piso, a 27 kWh, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o
alcance estimado EPA, com rendimento superior a todos os outros veículos
elétricos do mercado. De 360 volts, com gel eletrolítico, foi projetada para
alta capacidade, estabilidade térmica e segurança. Também possui um cátodo de
níquel-cobalto-manganês que ajuda a aumentar o rendimento, além de um ânodo com
base de carvão e grafite, que aumenta a durabilidade e redução de peso.
Para maximizar a eficiência e o alcance, o Soul EV usa
sistema de frenagem regenerativa para capturar até 12% da energia cinética do
carro, alimentando de volta para a bateria enquanto o veículo está em movimento.
As duas entradas para o carregamento oferecem flexibilidade e aumentam o apelo
“locomova-se” em qualquer lugar, tornando o Soul mais conveniente para carregar
na garagem de casa ou na estrada. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para
uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e
menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser
alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kw, quando a bateria
está descarregada.
A Kia fez parceria com três fornecedores de baterias:
Bosch, Leviton e AeroVironmen para
oferecer aos compradores do Soul EV a unidade que mais se adequa às
necessidades do clientes.
A mecânica de condução pode ter mudada no Kia Soul EV,
mas o sentimento de prazer de dirigir e de controle permanece. Ao volante, o
motorista comanda a saída e o torque excepcional. Com tração nas rodas
dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade máxima de 145 km/h e
um torque de 29 kgf.m.
A aerodinâmica atualizada e a ausência de ruído do motor,
combinadas com materiais de isolamento especiais resultam em um passeio
excepcionalmente silencioso. Para o benefício de segurança dos ocupantes,
o Soul EV é equipado com um sistema “alerta de pedestres” (PWS), que
emite um alerta auditivo em velocidades baixas.
O Soul EV oferece amplo espaço no interior da cabine
graças à intrusão mínima da bateria. Por causa do design plano e da sua
localização sob o piso, há apenas uma ligeira redução de 3,1 polegadas no
espaço para as pernas do banco traseiro (39,1-36 polegadas) versus o Soul
movido à gasolina. O espaço para cargas não foi alterado quando comparado com o
modelo movido à combustão.
Os itens de comodidade do Soul EV incluem uma tela de
navegação de oito polegadas, um carregador de 6.6 kW on-board, câmera
traseira Display3, Bluetooth®, vidros elétricos, banco do condutor elétrico,
controle de cruzeiro e um sistema de climatização exclusivo, desenvolvido para
aumentar o alcance da condução, minimizando o gasto de energia.
O ar condicionado é um dos maiores drenos de energia em
qualquer veículo elétrico, mas o sistema de climatização do Soul EV é projetado
para fornecer o máximo de conforto e ao mesmo tempo ajudando a estender a
autonomia do carro. O Soul EV utiliza quatro tecnologias-chave para maximizar a
eficiência do sistema: uma bomba de calor padrão, ventilação individual,
ventilação programada e controle da entrada de ar.
O Soul EV apresenta também pela primeira vez a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED) para o baixo consumo de energia
e praticamente sem acúmulo de calor em seu painel de instrumentos e fornece
informações sobre o fluxo de energia do veículo, o tempo de carga, o nível de
condução ECO e economia energia, medindo a eficiência da bateria em
funcionamento. Além disso, o sistema OLED emite um alerta que permite ao
condutor verificar rapidamente a quantidade de carga que a bateria ainda
possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário