quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BMW Concept Stunt G 310 tem estreia mundial no Salão Duas Rodas

Com a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, a maior feira de motos da América do Sul, a BMW Motorrad apresenta um feito completamente novo: a interpretação incondicional de uma moto para acrobacias, ao mesmo tempo imponente e ágil, baseada em estudo de motocicleta monocilíndrica.

Graças aos seus muitos anos de experiência, Chris Pfeiffer, tetracampeão mundial e europeu de stunt riding, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da BMW Concept Stunt G 310. “O stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. Para praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao mesmo tempo estável e robusta. Temos de conseguir o balanço ideal entre agressividade e maneabilidade”, explica Chris Pfeiffer.

A BMW Concept Stunt G 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira vista: o motor monocilíndrico possibilita proporções muito compactas graças à sua concepção inovadora. O detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.

A parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. Ao deslocar os dutos de admissão para a dianteira e o sistema de escape para a traseira, foi possível montar o silenciador traseiro numa posição vertical elevada por baixo do assento, entre motor e amortecedor. Desta forma, o silenciador fica perfeitamente protegido e não restringe a liberdade de movimentos do condutor. E apesar de não se poder ver, outra característica marcante da BMW Concept Stunt G 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.

A vista lateral empolgante deste conceito é caracterizada pelo desenho tridimensional de suas superfícies. As linhas precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento e velocidade, mesmo com a moto parada. Particularmente marcantes são, ainda, os contornos da guia lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase significativa a este efeito. Todas as linhas parecem gerar um sentido de movimento na direção da roda dianteira, enfatizando a facilidade de maneabilidade da BMW Concept Stunt G 310. Ao mesmo tempo, as superfícies criam uma silhueta compacta, favorecendo o centro de massas em torno do bloco do motor.

A vista frontal esguia da BMW Concept Stunt G 310 também revela a sua elevada agilidade. As formas expressivas das superfícies do tanque de combustível reforçam o design frontal. À semelhança da dianteira, também a traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. Ela desloca o centro de gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do motor, realça ainda mais a roda dianteira.

As inúmeras modificações são características de uma moto de acrobacia, como as realizadas na BMW Concept Stunt G 310 por indicação de Chris Pfeiffer, graças aos seus longos anos de experiência como profissional neste esporte e em cooperação com a equipe de design da BMW Motorrad. O objetivo é garantir a máxima maneabilidade possível para o piloto de acrobacias na realização de suas proezas sobre o asfalto. 

O acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. Além disso, uma relação de transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma  eficiente em todas as situações. Um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio. 

As fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto, realçando ainda mais as linhas e superfícies dinâmicas. O cerne da moto, o sistema de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para baixo o centro de gravidade visual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário