Graças aos seus muitos anos de experiência, Chris Pfeiffer, tetracampeão
mundial e europeu de stunt riding,
contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da BMW Concept Stunt G
310. “O stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. Para
praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao
mesmo tempo estável e robusta. Temos de conseguir o balanço ideal entre
agressividade e maneabilidade”, explica Chris Pfeiffer.
A BMW
Concept Stunt G 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira
vista: o motor monocilíndrico possibilita proporções muito compactas graças à
sua concepção inovadora. O detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote
rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na
motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança
traseira, tornando a moto muito ágil.
A vista lateral empolgante deste conceito é
caracterizada pelo desenho tridimensional de suas superfícies. As linhas
precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento
e velocidade, mesmo com a moto parada. Particularmente marcantes são, ainda, os
contornos da guia lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase
significativa a este efeito. Todas as linhas parecem gerar um sentido de
movimento na direção da roda dianteira, enfatizando a facilidade de
maneabilidade da BMW Concept Stunt G 310. Ao mesmo tempo, as superfícies criam
uma silhueta compacta, favorecendo o centro de massas em torno do bloco do
motor.
A vista frontal esguia da BMW Concept Stunt G 310 também revela a sua
elevada agilidade. As formas expressivas das superfícies do tanque de
combustível reforçam o design frontal. À semelhança da dianteira, também a
traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. Ela desloca o centro de
gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do
motor, realça ainda mais a roda dianteira.
As inúmeras
modificações são características de uma moto de acrobacia, como as realizadas
na BMW Concept Stunt G 310 por indicação de Chris Pfeiffer, graças aos seus
longos anos de experiência como profissional neste esporte e em cooperação com
a equipe de design da BMW Motorrad. O objetivo é garantir a máxima maneabilidade
possível para o piloto de acrobacias na realização de suas proezas sobre o
asfalto.
O acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o
condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. Além disso, uma relação de
transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira,
mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente
sobredimensionado desacelera de forma eficiente em todas as situações. Um
segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas
com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se
encontre no pedal de freio.
As fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto,
realçando ainda mais as linhas e superfícies dinâmicas. O cerne da moto, o
sistema de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para
baixo o centro de gravidade visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário